Treptow-Köpenick na disputa: projeto de IA nomeado para prêmio de turismo!
Treptow-Köpenick impressiona com o projeto de IA “A Bed in the Green” e luta pelo Prêmio Alemão de Turismo 2025. Apresentação online em 10 de setembro.

Treptow-Köpenick na disputa: projeto de IA nomeado para prêmio de turismo!
O escritório distrital de Treptow-Köpenick chama a atenção para um desenvolvimento interessante no turismo alemão. A associação de turismo Treptow-Köpenick lançou o seu projeto “Uma cama no verde – a sustentabilidade encontra a IA” e foi nomeada pela primeira vez para o Prémio Alemão de Turismo 2025. O prêmio homenageia projetos pioneiros no turismo alemão e será entregue no dia 19 de novembro em Saarbrücken. No dia 10 de setembro de 2025 acontecerá um pitch público, onde serão apresentados os projetos indicados e votadas as melhores ideias. Isto emerge de um comunicado de imprensa de berlin.de.
O projeto aborda a transformação digital do turismo nos últimos três anos, transformando a simples gestão de contactos em diálogos pessoais. Mathis Richter, diretor-geral da associação de turismo, sublinha que a inteligência artificial (IA) desenvolvida é capaz de abordar os hóspedes de forma mais individualizada com base nos seus interesses. Até à data, foram recolhidos mais de um milhão de dados qualitativos sobre as preferências dos hóspedes. Uma parte importante do projeto é também o compromisso ecológico, que se combina com a mais recente tecnologia de IA.
Argumento público e votação do público
A apresentação pública em 10 de setembro de 2025 é uma oportunidade importante para levar o prêmio a Berlim. A associação Treptow-Köpenick concorre com organizações de turismo estabelecidas, incluindo a Associação de Turismo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e a Bayern Tourismus Marketing GmbH. Os cidadãos são convidados a acompanhar o evento online e a votar nos seus projetos favoritos na votação do público que se segue. A apresentação da associação decorrerá entre as 11h45 e as 12h00, enquanto a votação começa às 12h30. o mais tardar.
O prefeito distrital Oliver Igel apoia a associação e enfatiza a necessidade da digitalização no turismo. A competição não só promove a inovação e a sustentabilidade, mas também destaca o papel da digitalização, que se torna cada vez mais importante no turismo alemão. Isto promove um novo tipo de interação entre hóspedes e prestadores de turismo.
Diversidade e inovação no turismo alemão
No âmbito do Prémio Alemão de Turismo 2025, será apresentado um grande número de projetos inovadores que refletem os pontos fortes e os desafios da indústria. Além de “A Bed in the Green”, há outras ideias notáveis, como o “DZT Mixed Reality App”, que facilita o acesso aos locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, e “Crafted in Bavaria”, uma exposição digital sobre o artesanato bávaro que enriquece outros projetos. Esta diversidade mostra como o turismo alemão se prepara para o futuro. A sustentabilidade também desempenha um papel crítico aqui.
O Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) prossegue uma estratégia abrangente de sustentabilidade que é influenciada pelos desafios atuais, como as alterações climáticas e a digitalização. Esta estratégia é apoiada pela campanha global “FEEL GOOD”, que promove ofertas sustentáveis e promove viagens responsáveis. O que é importante é a integração de tecnologias de IA, que deverão melhorar a eficiência e a experiência do utilizador no turismo. Isto deixa claro como a implementação de soluções inteligentes não só apoia abordagens amigas do ambiente, mas também aumenta o valor acrescentado do turismo, conforme explicado em germany.travel.
No geral, o prémio e a participação da população de Treptow-Köpenick nesta competição abrem novas perspectivas para o turismo sustentável e digital na Alemanha, cujo desenvolvimento pode ser ativamente seguido e apoiado pelo público.