Estudo: o vínculo emocional reduz o absenteísmo e aumenta a satisfação no trabalho
Estudo: o vínculo emocional reduz o absenteísmo e aumenta a satisfação no trabalho
Os melhores funcionários permanecem mais saudáveis, mais felizes e trabalham por mais tempo! Uma nova pesquisa do Instituto Científico da AOK (Wido) mostra que um forte vínculo emocional entre funcionário e sua empresa não é apenas desejável, mas tem uma influência direta na saúde e no absenteísmo. Essas descobertas revolucionárias são registradas no absenteísmo 2024 e exigem que as empresas agem ativamente!
"Se os chefes apoiam seus funcionários, eles não estão apenas mais satisfeitos, mas também menos doentes!" Explica Johanna Baumgardt, chefe da área de pesquisa para promoção da saúde ocupacional na wido. Segundo o estudo, a satisfação entre os entrevistados aumenta draticamente quando se sentem emocionalmente ligados ao empregador. Apenas 6,4 % dos funcionários pensavam mudar de trabalho dentro de um ano! Uma parte esmagadora, 57,3 %, planeja ficar até a aposentadoria!
Absenteísmo inferior, melhor saúde!
Os resultados impressionantes mostram que os funcionários que se sentem mais vinculados à sua organização também têm menos probabilidade de estar de licença médica. Esses funcionários são menos suscetíveis a doenças e levam alguns dias devido a doenças. É certo para o estudo, que mostra uma conexão clara entre ligação e saúde. "As empresas precisam fazer mais pela satisfação de seus funcionários, caso contrário, as perderão a longo prazo", é a clara conclusão de Baumgardt. Quase todos os entrevistados (91,9 %) confirmam que seus empregadores oferecem programas de promoção da saúde, com metade deles já percebida!
Por outro lado, a situação é ainda mais aquecida para a licença médica! A avaliação prova que, em 2024, o absenteísmo também permanece em um valor recorde de 225 de nível A terrivelmente alto de 225 para o trabalho por 100 membros da AOK já está registrado na primeira seção do ano e que antes das ondas usuais de resfriados! Parece que estávamos enfrentando um resultado ainda sombrio no equilíbrio geral do que no ano anterior!
Doenças mentais na crise
O aumento constante de doenças mentais que causam absenteísmo maciço! Os dias da AU aumentaram quase 47 % desde 2014! O clima psicossocial se torna decisivo, especialmente em profissões que colocam altas demandas emocionais aos funcionários. Uma investigação mostra que mais de 50 % da equipe de enfermagem já pensou em uma mudança! Nas instalações com más mudanças climáticas, a vontade de mudar é mais que duas vezes mais alta!
dr. Carola Reimann, presidente da AOK, também rejeitou rumores sobre abuso em caso de licença por vontade própria. Um uso responsável dessa opção durante a pandemia acabou se provando. "A licença médica por telefone alivia as práticas e ajuda os funcionários a se manter seguros e saudáveis", enfatiza.
O vínculo correto depende, diz Baumgardt, e o futuro do mundo do trabalho depende de quão bem as empresas apóiam seus funcionários! Para obter mais informações e todo o kit de imprensa para absenteísmo 2024, visite www.aok.de/pp.
Kommentare (0)