Fechamento da Ponte Joachim Tiburtius: desvios a partir de 22 de setembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Ponte Joachim Tiburtius em Berlim-Steglitz estará fechada a partir de 22 de setembro para obras de renovação até o final de outubro.

Die Joachim-Tiburtius-Brücke in Berlin-Steglitz wird ab dem 22. September für Sanierungsarbeiten bis Ende Oktober gesperrt.
A Ponte Joachim Tiburtius em Berlim-Steglitz estará fechada a partir de 22 de setembro para obras de renovação até o final de outubro.

Fechamento da Ponte Joachim Tiburtius: desvios a partir de 22 de setembro!

A ponte Joachim Tiburtius em Steglitz ficará completamente fechada por várias semanas a partir de segunda-feira, 22 de setembro de 2025. O anúncio foi feito pelo Departamento de Mobilidade, Transporte, Proteção Climática e Meio Ambiente do Senado. A razão para o fechamento é o forte desgaste da ponte, que foi construída em 1971 e tem sido submetida a esforços consideráveis ​​desde então. Uma estrutura de transição instalada em 1992 também está bastante desgastada.

Os trabalhos de renovação da ponte de concreto protendido incluem a substituição dos perfis de vedação de aço e borracha, bem como a melhoria da proteção contra corrosão. Estas medidas necessárias deverão ser concluídas até 24 de outubro de 2025. Durante o período de construção, não haverá vagas de estacionamento na ponte sobre a Schloßstrasse, mas os serviços regulares da BVG e o tráfego na Schloßstrasse permanecerão inalterados.

Medidas de desvio

O resultado do fechamento é um desvio do tráfego de veículos. Os motoristas serão redirecionados para o leste pela Neue Filandastrasse e Albrechtstrasse e para o oeste pela Lepsiusstrasse e Grunewaldstrasse. As entradas e saídas da autoestrada A103 em direção a Neue Filandastraße permanecem utilizáveis ​​para o tráfego, embora não seja possível virar para Schildhornstraße.

Tal como relata a administração dos transportes de Berlim, há necessidade de acção em mais de 60 outras pontes na capital que estão em condições inadequadas. Em Berlim, um total de 63 pontes são afetadas por problemas semelhantes, incluindo a ponte Carola, em Dresden, que desabou. Este alerta sublinha a urgência dos trabalhos de manutenção nas estruturas degradadas da cidade.

Futuro das pontes de Berlim

A fim de garantir a segurança da infra-estrutura de transportes, estão também previstas medidas abrangentes de renovação em várias pontes de Berlim. No entanto, ainda não existe um plano de reabilitação claro para mais de metade das pontes classificadas como degradadas. Em Steglitz-Zehlendorf, várias pontes, incluindo algumas nas proximidades da Ponte Joachim Tiburtius, são afetadas por estas próximas medidas de manutenção.

As actuais obras de construção da Ponte Joachim Tiburtius são um exemplo da necessidade de acção em Berlim, onde muitas pontes se encontram em condições semelhantes. À medida que a cidade se esforça para melhorar a infra-estrutura, a segurança de todos os utentes das estradas continua a ser uma prioridade máxima.

Para mais informações sobre as obras em curso na Ponte Joachim Tiburtius, pode ler os relatórios de B.Z. sobre a Ponte Joachim Tiburtius e da RBB24 sobre as obras de construção e Bloqueio. Especialmente no contexto da renovação da ponte em Berlim torna-se claro o quão importantes são estas medidas.