Evento memorial: Spandau lembra as vítimas do Muro de Berlim
Evento memorial: Spandau lembra as vítimas do Muro de Berlim
Em 13 de agosto de 1961, o regime sed na RDA começou a construir o Muro de Berlim, que separou a Berlim Leste e Ocidental por 28 anos. Este edifício se tornou um símbolo para a divisão alemã e a Guerra Fria. Muitas pessoas, incluindo cidadãos do distrito de Spandau, perderam a vida enquanto tentavam fugir da RDA. Em homenagem a essas mortes de parede e de todas as vítimas do prédio da parede, o escritório do distrito Spandau colocará uma coroa de flores com loop em 13 de agosto de 2025.O prefeito do distrito Frank Werwig visitará vários memoriais naquele dia, incluindo:
- 15:00: Memorial Bergstrasse
- 15:30: memorial no finkkruger weg
- 16:30: Memorial Oberjägerweg
Memória da parede e suas vítimas
O interesse no Muro de Berlim cresceu muito desde os anos 90, tanto em turistas quanto em berlinenses. As associações de vítimas estão pedindo uma memória abrangente do regime de parede e de suas vítimas. Pesquisas internacionais mostram que Berlim está intimamente associado ao muro e ao seu caso. Durante muito tempo, os traços da parede eram difíceis de encontrar, o que dificultava a compreensão da divisão.
Antes que o muro caísse, cerca de 50 monumentos para as vítimas da parede foram construídos até 1989, e houve uma animada discussão sobre a demolição de muitos restos do muro, enquanto a preservação das peças era solicitada como memorial. Em 1990, o primeiro Senado Conjunto de Berlim iniciou o estabelecimento de um memorial central sobre Bernauer Strasse, que foi inaugurado em 1998. Este lugar agora atrai mais de um milhão de visitantes anualmente.
o memorial de Berlin Mauer
O memorial da parede de Berlim, localizado em Bernauer Strasse, é um local central de lembrança para a divisão alemã. Ele se estende por mais de 1,4 quilômetros e contém a última parte preservada da parede de Berlim. A memória documenta as intervenções violentas na vida cotidiana dos moradores, separando vizinhos e amigos. Uma seção de exposição externa aborda o histórico da divisão e lidera através de importantes sinais de memória.
Os componentes especiais do memorial incluem o monumento à cidade compartilhada, um monumento às vítimas da tirania comunista e à capela da reconciliação. Esses monumentos são evidências das tragédias humanas que ocorreram durante os 28 anos de divisão. Alguns moradores saltaram desesperadamente das janelas na esperança de chegar a Berlim Ocidental; Outros tentaram superar a parede e sofreram lesões fatais.
O memorial não é apenas um local de lembrança, mas também um lugar de aprendizado que documenta as condições e os efeitos da construção da parede na sociedade da cidade. Exposições e eventos devem sensibilizar as gerações futuras à história do Muro de Berlim e de suas vítimas.
Details | |
---|---|
Ort | Spandau, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)