Imagens chocantes mostram resíduos de plástico em recifes de coral: os pesquisadores alertam sobre a poluição alarmante

Imagens chocantes mostram resíduos de plástico em recifes de coral: os pesquisadores alertam sobre a poluição alarmante
Imagens chocantes mostram resíduos de plástico em recifes de coral
Em um estudo em grande escala, os pesquisadores examinaram os recifes de coral em todo o mundo - e seus resultados são alarmantes. Os resíduos de plástico podem ser encontrados mesmo nas áreas mais remotas do mundo, inclusive em recifes de coral. Uma equipe internacional de pesquisadores agora examinou 84 desses recifes e seus ecossistemas. O estudo levou os pesquisadores aos oceanos indianos, do Pacífico e do Atlântico, alguns deles em profundidades de até 150 metros.
As imagens criadas mostram claramente como os recifes de coral fortes estão sujos com resíduos de plástico. Além disso, os pesquisadores descobriram que a quantidade de lixo, ao contrário das suposições anteriores, aumenta com a profundidade do recife. Cerca de três quartos do lixo são resíduos de pesca, como redes e linhas quebradas.
Essas descobertas são preocupantes, uma vez que os recifes mais baixos raramente são levados em consideração em medidas de proteção e ainda são pouco pesquisadas. Os pesquisadores, portanto, exigem o estabelecimento de áreas de proteção marinha para esses recifes. Curiosamente, o estudo também mostra que os recifes de coral próximos às áreas de proteção marítima estão particularmente sujas com resíduos plásticos. Os pesquisadores explicam isso pelo fato de essas áreas aumentarem mais frequentemente devido ao aumento das atividades de pesca. Os realls, por outro lado, são os recifes menos afetados que estão longe dos assentamentos humanos, grandes cidades e portas.
Apesar da tendência preocupante, de acordo com o co-autor do estudo, Bart Shepherd, ainda há esperança. Há áreas nas quais apenas um pouco de lixo foi encontrado, o que indica medidas efetivas contra a poluição plástica. Para reduzir a poluição, deve -se garantir que os pescadores deixem menos lixo na água. Além da expansão de áreas protegidas, equipamentos biodegradáveis e ofertas gratuitas de reparo e descarte de equipamentos defeituosos também podem contribuir para isso, de acordo com os cientistas.
Este estudo ilustra mais uma vez os efeitos alarmantes da poluição plástica em nossos oceanos e seus ecossistemas sensíveis. É urgentemente necessário tomar medidas para conter resíduos plásticos e proteger os recifes de coral. Essa é a única maneira de garantir a preservação a longo prazo desses habitats importantes e sua biodiversidade.