Caminhada de limpeza no bairro Allende: Ativos juntos contra o racismo!
No dia 17 de outubro, a equipe BENN organiza uma caminhada de limpeza no bairro Allende para combater o racismo.

Caminhada de limpeza no bairro Allende: Ativos juntos contra o racismo!
Em 17 de outubro de 2025, a equipe BENN Allende-Viertel, o Centro para a Democracia e o Registro Treptow-Köpenick convidam você para uma caminhada de limpeza. O evento começa às 16h30. no ponto de ônibus do Hospital Köpenick (DRK Kliniken), zona sul. O principal objetivo deste compromisso é a remoção de pichações e adesivos racistas, discriminatórios e de extrema direita no distrito de Allende. Será fornecido material para retirada e o evento está previsto para terminar por volta das 18h. em um local acolhedor para fornecer espaço para intercâmbio e networking. A participação é gratuita e os interessados podem contactar-nos antecipadamente ou posteriormente através do telefone 0176 – 58 88 50 44.
BENN, que significa “Berlim Desenvolve Novos Bairros”, tem apoiado a coexistência de vizinhos em bairros que fornecem alojamento para refugiados desde 2017. A iniciativa é apoiada pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano, Construção e Habitação do Senado em cooperação com o escritório distrital. O escritório da BENN no distrito de Allende também funciona como ponto de contacto para incidentes racistas ou discriminatórios e permite a denúncia anónima de tais incidentes.
Objetivos e projetos da BENN
A equipa BENN está ativamente empenhada em promover a coesão na vizinhança. Os projetos apoiados incluem noites culinárias, cafés criativos, projetos de jardins e festivais de bairro. Estas iniciativas ajudam a enriquecer a vida do bairro e a promover o intercâmbio entre si. A BENN tem um orçamento anual para apoiar ideias de melhoria da vizinhança, tanto organizacional como financeiramente. O escritório está localizado em Pohlestrasse 4, 12557 Berlin-Köpenick e oferece consultoria sobre outros projetos de bairro.
Num contexto mais amplo, importa referir que o projeto “Alianças e estratégias municipais contra o racismo e o ódio”, financiado pelo Comissário para a Integração, existe desde 2022. Este visa apoiar funcionários e gestores da administração local a lidar com a hostilidade racista. A Ministra de Estado Reem Alabali-Radovan enfatiza a importância de responder adequadamente ao ódio e ao racismo na administração. No âmbito deste projeto, foram formadas cerca de 80 alianças municipais em todo o país que iniciaram projetos específicos de combate ao racismo e ao ódio, adaptados às circunstâncias locais. Estas incluem novos acordos de serviços e conceitos estratégicos para o estabelecimento de uma administração anti-racista.
Estas diferentes abordagens deixam clara a importância da cooperação na sociedade civil para promover uma coexistência respeitosa e tolerante. As actividades no distrito de Allende e os projectos globais dos responsáveis pela integração dão um contributo significativo para combater activamente o racismo e reforçar a diversidade na sociedade.