Acordo de Pandemie: a luta contra o H5N1 e os ensinamentos da crise de Corona
Acordo de Pandemie: a luta contra o H5N1 e os ensinamentos da crise de Corona
"Berliner MorgenPost": uma preparação abrangente para futuras pandemias é indispensável - Comentário de Kai Wiedermann
A Organização Mundial da Saúde (OMS) negocia um acordo pandêmico há dois anos, destinado a garantir que futuras situações de crise sejam melhoradas melhor que a Pandemia de Corona. Em vista do fato de que a última pandemia solicitou cerca de 20 milhões de vidas em todo o mundo, isso é de grande importância.
Na verdade, o contrato deve ser concluído em maio, mas houve disputas sobre responsabilidades e financiamento. Até o momento, o contrato não foi assinado. Agora, as soluções são pesquisadas em segundo plano, porque significa de quem círculos que nem tudo ainda não foi perdido.
Neste momento, no entanto, as notícias perturbadoras dos EUA estão explodindo. Em pouco tempo, o vírus da gripe de aves desenvolveu novos hospedeiros, incluindo leões marinhos, furões e gatos. O fato de que agora também pode infectar vacas leiteiras e pode ser transferido de lá para os humanos é outro sinal de alarme. Os vírus influenza como o H5N1 não apenas têm efeitos devastadores no mundo dos pássaros, mas também representam o potencial de uma pandemia.
O que atualmente classifica o risco agudo como baixo, mas pede negligenciar a luta contra o H5N1. Infectiologistas e virologistas na Alemanha também alertam uma preparação consistente para uma emergência.
Para o acordo Pandemie, isso significa apenas uma coisa: os pequenos nas negociações devem ter um fim. Não podemos nos permitir fracassar, especialmente se realmente queremos aprender com as experiências da crise de Corona. Quem ainda está bloqueando agora não reconheceu o perigo.
Kommentare (0)