Nova Mesa Redonda de Turismo: Friedrichshain-Kreuzberg foca na sustentabilidade!
No dia 10 de novembro de 2025, a Mesa Redonda do Turismo reuniu-se em Friedrichshain. O objetivo é o turismo sustentável e a proteção dos bairros.

Nova Mesa Redonda de Turismo: Friedrichshain-Kreuzberg foca na sustentabilidade!
No dia 10 de novembro de 2025, a Mesa Redonda de Turismo foi reiniciada no Michelberger Hotel em Friedrichshain. Este evento, organizado pela prefeita do distrito, Clara Herrmann, e pela agência de desenvolvimento económico distrital, reuniu importantes atores e multiplicadores da indústria do turismo. O objectivo foi discutir os desafios e oportunidades do turismo no distrito e desenvolver soluções sustentáveis.
Durante o seu discurso de abertura, Clara Herrmann enfatizou a importância de uma orientação turística sustentável e amiga da cidade. Ela destacou que é de grande importância tornar habitável o ambiente dos moradores e, ao mesmo tempo, preservar o caráter do bairro de Friedrichshain-Kreuzberg. Este requisito está em linha com a tendência crescente para padrões de viagens ambientalmente conscientes e viagens sustentáveis, que estão a tornar-se cada vez mais importantes em toda a indústria do turismo.
Tendências no turismo
Várias tendências estão atualmente moldando o turismo. A digitalização e a sustentabilidade são de importância central. De acordo com Statista, espera-se que o comportamento das viagens mude fundamentalmente até 2030. Há um declínio nas viagens aéreas e nos cruzeiros, bem como um aumento nos passeios individuais e ecológicos. Em 2024, mais de 60% dos alemães disseram que queriam tornar as suas férias socialmente aceitáveis. Além disso, a procura por opções sustentáveis entre operadores turísticos e empresas turísticas aumentou.
Os tópicos discutidos durante o evento de lançamento da mesa redonda - particularmente os problemas e conflitos associados ao turismo num distrito pequeno e de utilização intensiva - também reflectem os desenvolvimentos observados em toda a indústria. Janine Starke, funcionária do desenvolvimento económico, também enfatizou que o turismo pertence a uma cidade cosmopolita como Berlim e serve o entendimento internacional.
Desenvolvimentos futuros
A Mesa Redonda do Turismo deverá realizar-se duas vezes por ano, o que demonstrará abordagens iniciais à cooperação na indústria. A resposta dos participantes ao formato e ao intercâmbio foi positiva, lançando as bases para uma discussão contínua sobre práticas de turismo sustentável.
Em resumo, mostra que o reinício da mesa redonda em Friedrichshain-Kreuzberg não é apenas uma iniciativa local para superar desafios específicos, mas também faz parte de uma tendência mais ampla que afecta toda a indústria. A aceitação da sustentabilidade e da digitalização terá uma influência decisiva no futuro das viagens e permitirá que um número crescente de alemães organize as suas férias de forma mais consciente e socialmente responsável.
Para mais detalhes sobre o debate atual no turismo, clique aqui: Estatista. Para obter informações sobre termos e condições gerais e outros regulamentos, visite Yahoo.
Você pode saber mais sobre o evento e seus resultados em Berlim.de.