Nova escola primária Anna Lindh: oportunidade após o desastre do molde!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inauguração da nova escola primária Anna Lindh em Mitte em 10 de setembro de 2025: aprendizagem sem barreiras para 576 alunos.

Eröffnung der neuen Anna-Lindh-Grundschule in Mitte am 10. September 2025: Barrierefreies Lernen für 576 Schüler.
Inauguração da nova escola primária Anna Lindh em Mitte em 10 de setembro de 2025: aprendizagem sem barreiras para 576 alunos.

Nova escola primária Anna Lindh: oportunidade após o desastre do molde!

A inauguração oficial da nova sede escolar da Escola Primária Anna Lindh na Reinickendorfer Straße ocorreu em 10 de setembro de 2025. Entre os presentes estavam a prefeita distrital Stefanie Remlinger e o vereador distrital Benjamin Fritz. Esta nova inauguração é o resultado de uma longa história marcada por desafios como a infestação massiva de bolores no antigo edifício escolar. De acordo com berlin.de, o antigo edifício na Guineastrasse 17 foi fechado em 2022 depois que os problemas de mofo se tornaram mais graves.

O novo compartimento escolar oferece capacidade para até 576 alunos e inclui um prédio escolar sem barreiras com diversas salas especializadas, refeitório e pavilhão desportivo. O pavilhão desportivo já foi utilizado para aulas de educação física no ano passado. Durante o período de construção, os professores e alunos tiveram que ser ensinados num local alternativo em Saatwinkler Damm 42. Isto aconteceu depois de cerca de 750 alunos terem sido realocados devido a uma infestação de bolor, que obrigou todo o corpo discente a desocupar o antigo edifício danificado no verão de 2023. Muitos pais decidiram retirar os seus filhos da escola, o que tornou a situação ainda mais difícil, pois [berliner-kurier.de](https://www.berliner-kurier.de/berlin/berlins-knowneste-schimmel-schule-die-anna-lindh-grundschule-im-wedding-soll-abriss- Werden-li.298127) relatórios.

O desafio da demolição

O distrito de Mitte está a planear demolir a escola primária listada Anna Lindh na Guineastrasse, o que resultou num pedido ao Gabinete de Monumentos do Estado. A ideia é que esta demolição dê lugar a um novo edifício, embora isso possa levar vários anos. O senador da Cultura Klaus Lederer deve tomar a decisão final sobre demolição ou reforma. O problema do mofo é conhecido desde 2017, mas várias medidas menores para contê-lo ainda não tiveram sucesso. O distrito espera resistência do Escritório de Monumentos do Estado e espera-se uma decisão antes das novas eleições em fevereiro de 2024.

Os problemas persistentes têm causado custos adicionais: todos os anos, são incorridos cerca de 6,6 milhões de euros em custos de aluguer do local de substituição. Ainda estão em curso negociações sobre os custos de transporte para os alunos do quinto e sexto ano, o que aumenta os encargos financeiros. A condição do antigo local é deprimente; O mofo nos quartos do porão é tão ruim que só é possível entrar neles com roupas de proteção. [berliner-kurier.de](https://www.berliner-kurier.de/berlin/berlins-knowneste-schimmel-schule-die-anna-lindh-grundschule-im-wedding-soll-abriss- Werden-li.298127) afirma que uma reforma poderia levar até oito anos e um novo edifício custaria cerca de 60 milhões de euros.

Ofensiva em prédios escolares em Berlim

A inauguração do novo local faz parte da ofensiva abrangente de construção escolar de Berlim, que também inclui um programa modular para escolas primárias. Este programa foi lançado em 2018 e teve como objetivo acelerar o processo construtivo através de soluções de modularidade planejada. Os arquitetos do escritório Bruno Fioretti Marquez GmbH venceram o concurso de implementação para garantir a implementação eficiente do programa espacial, conforme descreve berlin.de. O conceito pretende garantir que novos edifícios escolares sejam construídos com rapidez e alta qualidade arquitetônica.

O desafio que os estudantes e o escritório distrital enfrentaram durante este período não pode ser ignorado. No entanto, a abertura da nova escola é um raio de esperança e, ao mesmo tempo, um passo importante para a superação dos problemas do passado. O prefeito distrital e o conselheiro distrital falaram positivamente sobre o progresso e os próximos passos, agora que o mal da história do mofo é finalmente uma coisa do passado.