Vida sustentável: Colônia-ehrenfeld usa calor de águas residuais para energia

Vida sustentável: Colônia-ehrenfeld usa calor de águas residuais para energia

Uso inovador de energia em Colônia: Águas Residuais como fonte de calor para um novo conceito de vida

Em Colônia, está sendo desenvolvido um ambicioso projeto residencial que não é apenas ecológico, mas também pode servir como um excelente exemplo de futuros conceitos de energia urbana. A área residencial de Lück usa águas residuais urbanas como fonte de calor e mostra como as inovações técnicas podem contribuir para reduzir o consumo de energia.

Onde e quando isso acontece?

O distrito de Lück está localizado em Colônia-ehrenfeld, mais precisamente no subelrato Straße. O grupo WVM começou a construir aqui em 2023 para criar 216 apartamentos e grandes creches.

quem está envolvido?

Além do grupo WVM, os parceiros de cooperação

neste projeto pioneiro também são Naturstrom AG e Uhrig Energie GmbH. Juntos, essas empresas trabalham para obter o fornecimento de calor do novo distrito de forma sustentável e eficiente.

Por que esse projeto é importante?

A relevância do projeto está em sua capacidade de enfrentar os desafios da transição de calor. Ao usar as águas residuais como fonte de energia central, a iniciativa não apenas reduz a dependência de combustíveis fósseis, mas também define um sinal da viabilidade de técnicas de aquecimento ecológicas nas áreas urbanas. O ministro Ina Scharrenbach enfatiza a importância da coragem no design de soluções sustentáveis ​​e enfatiza o financiamento do espaço público, que apóia esse projeto com 12,6 milhões de euros.

Como funciona o fornecimento de calor?

O elemento mais inovador do conceito de energia é uma bomba de calor central que ganha calor desperdiçado das águas residuais urbanas. O trocador de calor, responsável pela geração de calor, foi estrategicamente colocado sob a estrada do canal externo. Isso tem a vantagem de que, mesmo nos níveis de energia de inverno de dez a doze graus, Celsius é alcançada, o que permite o uso eficiente das bombas de calor.

Detalhes e vantagens técnicas do sistema:

  • Uma memória buffer com um volume de 20 metros cúbicos armazena o calor produzido e alimenta a rede de calor de propriedade do bairro.
  • Instalado diretamente nos telhados dos edifícios, os sistemas fotovoltaicos com pico de 99 quilowatt permitem acesso adicional à energia solar.
  • O suprimento de aquecimento ocorre através de estações descentralizadas que são otimizadas para as respectivas unidades residenciais, o que minimiza o consumo de energia.

O projeto Lück não é apenas um passo em direção à construção sustentável, mas também mostra como os conceitos inovadores de aquecimento podem ser implementados com sucesso em áreas urbanas. Ele também atua como um exemplo de outros projetos de construção que desejam reconhecer e usar o potencial da transição urbana do calor.

Outlook:

As experiências e os resultados obtidos com esse projeto podem ter efeitos de melhor alcance nos futuros desenvolvimentos urbanos. Em vista das mudanças climáticas progressivas, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento nessa área é de enorme importância para os objetivos de eficiência energética e proteção climática na Alemanha.

Kommentare (0)