Inspeção do centro de emprego em Schöneberg: onde estão os 70 beneficiários sociais?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Hotel Schöneberg de Berlim, o centro de emprego e a polícia verificaram 70 beneficiários da assistência social, apenas dois foram encontrados.

Im Berliner Hotel Schöneberg kontrollieren Jobcenter und Polizei 70 Sozialhilfeempfänger, nur zwei werden angetroffen.
No Hotel Schöneberg de Berlim, o centro de emprego e a polícia verificaram 70 beneficiários da assistência social, apenas dois foram encontrados.

Inspeção do centro de emprego em Schöneberg: onde estão os 70 beneficiários sociais?

Na madrugada de 16 de outubro de 2025, houve uma verificação surpresa no hotel Berlin-Schöneberg, que funciona como alojamento temporário desde 2020. Às 6h, funcionários de vários centros de emprego de Berlim estavam no local junto com 21 policiais. O objetivo foi examinar 70 beneficiários de benefícios sociais que vivem em 19 comunidades carentes. Entre eles estão principalmente os ciganos do sudeste da Europa, muitos dos quais recebem benefícios sociais anteriormente conhecidos como benefícios para os cidadãos. No entanto, de acordo com Focus, apenas duas das pessoas esperadas foram realmente encontradas.

Elena Zavlaris, chefe do centro de empregos, explicou que o pequeno número de residentes encontrado a surpreendeu. Das 70 pessoas agendadas, mais de 50 não puderam ser contactadas, o que complicou a situação para as autoridades. O centro de empregos planeja investigar o paradeiro dos moradores que não foram encontrados. Há suspeita de fraude em benefícios sociais porque a impossibilidade de chegar aos moradores está ligada ao cheque. Se as pessoas não forem encontradas, os pagamentos poderão ser interrompidos.

Suspeitas e explicações pendentes

Outro detalhe notável veio à tona durante a fiscalização: uma mulher que mora no hotel disse que estava de férias com a família e pagava diariamente o quarto. Isto levanta questões, uma vez que o hotel não é oficialmente alugado a turistas. Tais irregularidades são particularmente problemáticas para as autoridades e ajudam a esclarecer suspeitas de utilização indevida de benefícios sociais.

A inspeção no hotel surge no contexto dos esforços contínuos das autoridades de Berlim para garantir o cumprimento dos regulamentos e a integridade do sistema de bem-estar social. Determinar claramente o paradeiro das pessoas encontradas será crucial para obter conhecimentos especializados sobre como proceder e evitar abusos.

Quellen: