Fama no Sudão: as crianças veem a crise que ameaçam a vida um do outro
"A Organização Internacional do Direito da Criança, exceto as crianças, alerta a fome iminente em nove estados sudaneses. As crianças são particularmente afetadas. Medidas urgentes, como um armistício e aumento da ajuda nutricional, são necessários mais sobre a crise humanitária no Sudão e os efeitos dramáticos na população".

Fama no Sudão: as crianças veem a crise que ameaçam a vida um do outro
Fome no Sudão: uma catástrofe que não pode ser ignorada! Em um aterrorizante gritos de ajuda, a Organização Internacional dos Direitos da Criança Save the Children está alertando que nove em cada 18 estados no Sudão estão à beira de uma trágica fome. A situação é particularmente trágica para crianças menores de cinco anos que sofrem mais de desnutrição aguda.
Lute contra a fome e a guerra! "Crianças no Sudão sobrevivem a bombardeios, apenas para correr o risco de fome e doença", reclama Mohamed Abdiladif, diretor do país de Save the Children. Essa realidade horrível exige ação imediata da comunidade internacional! Um cessar -fogo e um claro compromisso com um acordo de paz permanente são essenciais, assim como o fornecimento de meios mais financeiros para a ajuda nutricional urgentemente necessária.
desespero no norte de Darfur
A crise de fome de várias camadas atinge seu clímax em North-Darfur, onde as cidades de Al Lait, em Tawisha e em torno de Kadadah mostram uma imagem alarmante: uma taxa de desnutrição de mais de 30 %-isto é o limite oficial da fome! No acampamento de refugiados, Zamzam, que abriga cerca de 500.000 pessoas, uma fome foi convocada meses atrás. Isso marca apenas a terceira vez que essa fome foi oficialmente encontrada desde que a escala global foi lançada para classificar as crises nutricionais.
Fora de fome brutalmente! "crianças menores de cinco anos sofrem mais com a crise da fome", relata Sara*, especialista em nutricional de Save the Children in Darfur. As condições dramáticas nas unidades de saúde são de partir o coração: crianças com febre alta, vômito constante e extremo cansaço. As mães sobrecarregadas não têm mais oportunidades de alimentar seus filhos. Em Tilla e Al-Faschir, as pessoas comem grama, cozidas com cebola, amendoim e sal para ficar sobre a água.
O crescente conflito alimenta essa situação terrível e aumenta continuamente o risco de desnutrição - especialmente para as partes mais recentes e mais vulneráveis da população. Um total de 25,6 milhões de pessoas no Sudão agora precisam urgentemente de ajuda humanitária, o que corresponde a cerca de metade da população total! Desde o início do conflito em abril de 2023, mais de 12 milhões de pessoas deixaram sua terra natal e fizeram do Sudão o local da maior crise do mundo interior!
O tempo está empurrando e a voz das crianças deve ser ouvida! Temos que agir antes que seja tarde demais.
Nota para o editor: * nome para proteção alterada.
Sobre Save the Children: Fundada em 1919 pelo reformador social britânico Eglantyne Jebb, Save the Children salvou as crianças que precisam de mais de 100 anos para melhorar seus direitos e melhorar suas condições de vida.