Deitando cinco obstáculos em Friedrichshain-Kreuzberg

Deitando cinco obstáculos em Friedrichshain-Kreuzberg

Em junho de 2024, um total de cinco obstáculos será colocado no distrito de Friedrichshain-Kreuzberg, em Berlim. Bloco de tropeço são pequenas placas que lembram pessoas que foram perseguidas pelos socialistas nacionais. A prefeita distrital Clara Herrmann enfatiza a importância desses obstáculos, que agora honram mais de 1.000 vítimas no distrito. Essas ações memoriais devem servir para manter a memória das vítimas acordadas e dar um exemplo contra o anti -semitismo.

Uma das realocações está planejada para Selma Cyzner, nascida na Polônia e se mudou para Berlim com sua família e depois queria emigrar para os Estados Unidos devido à ameaça dos socialistas nacionais. Infelizmente, por causa de sua cidadania polonesa, eles foram vítimas da "campanha do pole" e Selma e seus maridos foram deportados para Auschwitz e assassinados. As filhas podem ser salvas.

Outra realocação diz respeito a Paul Cramer, que tinha uma fábrica em Berlim, mas foi preso devido a intrigas políticas e finalmente cometeu suicídio enquanto sua família sobreviveu.

em Kohlfurter straße 46 é lembrado de Hertha e Günter Graetz, que emigraram na Alemanha devido à crescente perseguição, apenas para Amsterdã e depois para a Argentina, onde construíram uma nova existência.

Em Mühsamstraße 68, é colocado um obstáculo para Johanne Schäfer, que foi protegido da deportação por seu "casamento misto" e sobreviveu à guerra em Berlim.

A colocação de obstáculos iniciados por parentes tem sido financiada pelo escritório do distrito desde 2017. Essas pedras memoriais servem como lembrança das vítimas do socialismo nacional e pretendem dar um exemplo contra o esquecimento. As datas exatas e os lugares das realocações estão listados no comunicado à imprensa e mostram como é importante manter a memória dos capítulos mais sombrios acordados.


Fonte: www.berlin.de

Kommentare (0)