Fuga e esperança: o caminho de Maria e José para Belém!
Assista à apresentação de “Belém” no teatro de malas Andersens em 27 de novembro de 2025 em Marzahn-Hellersdorf – entrada gratuita!

Fuga e esperança: o caminho de Maria e José para Belém!
Um evento especial focado na história do Natal será realizado na Biblioteca Municipal no dia 27 de novembro de 2025. Em cooperação com o Andersen's Suitcase Theatre, a história de Maria e José, que precisam fugir para Belém, ganha vida. Maria está grávida quando o casal viaja para a cidade, mas todos os habitantes da cidade se recusam a dar-lhes abrigo. Então eles encontram abrigo em um estábulo onde nasceu seu filho. Três homens instruídos que seguem uma “estrela rei” chegam então a Belém para encontrar e dar um presente ao recém-nascido. Eles trazem presentes de ouro, incenso e mirra. Este elemento central da história bíblica em torno do nascimento de Jesus é celebrado anualmente no Natal para comemorar os desafios que Maria e José tiveram de enfrentar. O evento tem entrada gratuita mediante inscrição obrigatória e será documentado através de fotos e vídeos que poderão ser publicados. [Berlim.de].
Vôo e desespero
A história de Maria e José tem paralelos com as experiências de muitas pessoas que tiveram que deixar suas casas devido ao perigo de vida e à violência. Os refugiados são frequentemente forçados a fugir em situações precárias, muitas vezes sem os suprimentos necessários para a longa viagem. Além disso, as fronteiras entre refugiados e pessoas deslocadas são muitas vezes confusas. As pessoas que são removidas à força das suas regiões de origem sofrem um duplo fardo, que também se reflecte na história de Maria e José, quando fogem por medo da perseguição. Planet Wissen destaca que nos últimos anos da guerra milhões de pessoas tiveram que fugir sob as condições mais extremas.
Os destinos são muitas vezes devastadores. Muitos alemães fugiram das regiões orientais entre 1944 e 1945, à medida que o Exército Vermelho avançava. Esta fuga ocorre com risco de vida, muitas vezes sem cuidados médicos ou alimentação suficientes. As pessoas idosas e fracas têm poucas hipóteses de sobrevivência, enquanto todas as ligações ferroviárias são interrompidas e os refugiados têm de deixar o país em carrinhos de mão ou a pé.
Um final com esperança
A história do Natal contada em um livro ilustrado chamado “A história do Natal?” é dito, dá ênfase à reflexão sobre esses temas. Você é incentivado a traçar paralelos e questionar suas próprias ações no contexto da fuga e do apoio aos refugiados. A história bíblica termina com um sentimento de segurança para Maria e José, mas esta segurança continua a ser um sonho inatingível para muitos refugiados. O livro ilustrado destina-se a crianças com quatro anos ou mais e incentiva-as a examinar a sua própria percepção e simpatia para com os refugiados. Ajuda da ONU aos refugiados oferece informações abrangentes sobre esta história e seu significado no mundo de hoje.