Falkplatz se torna um paraíso verde: jogos e esportes para Pankow!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo parque de bairro será desenvolvido em Falkplatz em Pankow até 2026 para promover brincadeiras, esportes e recreação.

Am Falkplatz in Pankow wird bis 2026 ein neuer Quartierspark entwickelt, um Spiel, Sport und Erholung zu fördern.
Um novo parque de bairro será desenvolvido em Falkplatz em Pankow até 2026 para promover brincadeiras, esportes e recreação.

Falkplatz se torna um paraíso verde: jogos e esportes para Pankow!

Em 16 de outubro de 2025, foi anunciado que o novo espaço na Falkplatz no Max-Schmeling-Halle estaria disponível nove meses antes do planejado. A área cobre cerca de 4.300 metros quadrados e oferece uma ampla gama de oportunidades para jogos, esportes e relaxamento. Esta medida faz parte da segunda fase de construção para qualificar o Mauerpark, que está a ser implementada pela empresa estatal Grün Berlin em nome do Estado de Berlim. Quatro estações esportivas modernas foram instaladas no lado sul da Falkplatz e o número de mesas de tênis de mesa dobrou para um total de quatro. Novos assentos e bicicletários também foram adicionados.

É dada especial atenção ao desenvolvimento sustentável: 600 metros quadrados de caminhos e praças possuem juntas permeáveis ​​que permitem uma melhor infiltração das águas pluviais. O objetivo destas medidas é melhorar a qualidade da estadia e promover o desenvolvimento urbano sustentável. A restante remodelação da Falkplatz está prevista para a primavera de 2026, enquanto a renovação do parque infantil está prevista para ocorrer a partir do outono de 2025 para ter em conta a sua utilização no próximo verão. No total, o estado de Berlim investirá cerca de 16 milhões de euros na renovação e desenvolvimento do Mauerpark até 2027, financiado pelo programa de financiamento do desenvolvimento urbano do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Construção e Habitação do Senado.

Desenho natural

As medidas preparatórias de construção na Falkplatz começarão em 15 de julho de 2024, com a construção prevista para começar no início de agosto de 2024. O objetivo aqui é criar um parque natural de bairro que promova a diversidade ecológica. A área total do parque do bairro será de 33.350 metros quadrados. O conceito é desenvolvido em colaboração com cidadãos, sociedade civil e especialistas e baseia-se na Estratégia de Berlim para a Diversidade Biológica.

  • 15.000 Quadratmeter Wiesenfläche werden überarbeitet, um neue Wildblumen- und Kräutersäume zu integrieren.
  • Zusätzlich werden 17 neue Bäume gepflanzt und ca. 5.000 Quadratmeter Rasenfläche für die Besucher erneuert.
  • Ein 2.890 Quadratmeter großes Wegenetz, der Spielplatz und die Walross-Plantsche werden saniert.

A Falkplatz estará temporariamente fechada durante as obras, mas o playground permanecerá aberto. Um desafio importante são os exames seletivos de munições explosivas, que servem como um primeiro passo para a segurança nas áreas afetadas. O orçamento para a qualificação do Mauerpark e Falkplatz ascende a cerca de 16 milhões de euros do programa “Futuro Urbano Verde”.

Desenvolvimento urbano sustentável em contexto

O projeto na Falkplatz faz parte da crescente sensibilidade social para o desenvolvimento urbano sustentável. Desde o início do século XXI, mais de 75% da população na Alemanha vive em cidades, e espera-se que esse número aumente para 70% em todo o mundo até 2050. A questão central é como o desenvolvimento urbano pode ser concebido de forma sustentável para satisfazer as necessidades das gerações atuais e futuras. Estes desafios não são apenas ecológicos, mas também sociais e económicos.

O desenvolvimento urbano sustentável exige, portanto, um equilíbrio justo entre as condições de vida atuais e futuras. É crucial que a qualidade de vida futura seja devidamente tida em conta nos processos de desenvolvimento urbano. A colaboração entre diferentes disciplinas é de importância central para melhorar os padrões socialmente aceitáveis ​​em projectos de desenvolvimento urbano e para proteger as famílias desfavorecidas. A educação e a transferência de conhecimentos desempenham um papel crucial na promoção da aceitação do desenvolvimento urbano sustentável. Os responsáveis ​​​​também devem ter em mente os interesses das gerações futuras e projetar espaços que beneficiem tanto os usuários atuais quanto os futuros residentes.