A corrida justa pelo bairro inspira Schöneberg: Juntos pelo comércio justo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tempelhof-Schöneberg iniciou a Fair Week 2025 com uma corrida de bairro para dar vida ao comércio justo no bairro.

Tempelhof-Schöneberg startete die Faire Woche 2025 mit einem Kiezlauf, um fairen Handel in der Nachbarschaft erlebbar zu machen.
Tempelhof-Schöneberg iniciou a Fair Week 2025 com uma corrida de bairro para dar vida ao comércio justo no bairro.

A corrida justa pelo bairro inspira Schöneberg: Juntos pelo comércio justo!

Em 12 de setembro de 2025, o sinal de partida para a Semana de Feiras 2025 no distrito de Tempelhof-Schöneberg foi dado com a primeira Feira Kiezlauf. berlin.de relata que o principal objetivo deste evento era tornar tangível o comércio justo na região. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar lojas e restaurantes locais que estão ativamente comprometidos com cadeias de abastecimento justas.

A atmosfera da gestão de bairro foi caracterizada por conversas pessoais e insights diretos sobre as empresas. Representantes de lojas como Winterfeldt Chocolates, Bon Vivant e Café Question Marks responderam perguntas sobre seus conceitos e a implementação prática do Comércio Justo. O prefeito distrital, Jörn Oltmann, também chamou a atenção para a importância local do comércio justo, que combina responsabilidade social com abordagens ecológicas e económicas.

Em torno da Feira Kiezlauf

A corrida de bairro foi organizada pelo conselho distrital de Schöneberger Norden e serviu de prelúdio para a Semana da Feira 2025. O objetivo desta semana é salientar a importância do comércio justo, que se baseia no diálogo, na transparência e no respeito. Como pode ser visto a partir das informações do Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (bmz.de), o comércio justo visa criar mais justiça no comércio internacional e garantir direitos sociais para produtores e trabalhadores desfavorecidos, especialmente nos países do sul global.

Os organizadores da Fair Week e do Kiezlauf deixam claro que o comércio justo não é importante apenas para os produtores, mas também pode sensibilizar os consumidores. Através das suas decisões de compra, você pode ter um impacto significativo nas condições de vida e de trabalho nos países em desenvolvimento. Essa ideia também foi discutida no evento.

Destaque do evento

Outro destaque da Feira de Kiezlauf foi o sorteio de duas cestas de feira recheadas com produtos das lojas visitadas. Esta campanha teve como objetivo incentivar as pessoas a conhecer e promover a variedade de bens produzidos de forma justa.

A iniciativa do distrito de Tempelhof-Schöneberg e da Aliança de Comércio Justo de Berlim enviou um forte sinal para o comércio justo. A Faire Kiezlauf mostra como as comunidades locais podem participar ativamente num comércio mais justo e sustentável e, assim, oferece um primeiro passo valioso para uma maior justiça no comportamento do consumidor.