Remuneração justa para autores de peça de rádio: Progresso para arte
Descubra a nova regra de remuneração comum para os autores de Radio Play em ARD e DeutschlandRadio. Esse acordo inovador garante remuneração justa e fortalece o futuro da peça de rádio na era digital. Saiba mais sobre os antecedentes, os resultados da negociação e o significado de criativo.

Remuneração justa para autores de peça de rádio: Progresso para arte
Um estrondo para a cena do jogo de rádio! ARD e DeutschlandRadio ousaram uma etapa histórica com um novo sistema de remuneração para os autores. Este acordo pode garantir o futuro da peça de rádio de forma sustentável e traz uma lufada de ar fresco à forma de arte tradicional!
Numa época em que o conteúdo digital gosta de popularidade em expansão, estava se tornando cada vez mais difícil para o criativo preservar uma remuneração justa por seu trabalho. Mas agora, com a nova regra de remuneração conjunta para manuscritos de rádio (GVR Radio Play), a coisa toda está sendo revolucionada! Diretrizes claras que se aplicam a todas as instituições de ARD e, pela primeira vez em caso de alta remuneração, acabar com a injustiça. O regulamento é a resposta para a mudança digital e abrange uma ampla gama de usos!
O acordo garante o futuro criativo
Peter Wiechmann, que é considerado o negociador dos centros de transmissão, está entusiasmado: "Desenvolvemos um sistema de remuneração futuro orientado para as conversas construtivas!" A dissociação do programa do uso on -line é outra vantagem que agora oferece aos autores a segurança que eles ganham.
Também Oliver Sturm, da Associação de Autores de Teatro, está convencido da mudança: "Foi importante para nós que a remuneração inicial atua como uma espécie de avanço nos usos futuros. É assim que não apenas criamos uma remuneração, mas também contribuíram para a preservação da peça de rádio!"
A demanda por justiça
Os novos regulamentos são o resultado de uma profunda reputação de justiça que soou em junho de 2021. Naquela época, os autores de rádio se voltaram para as emissoras em uma carta aberta e pediram um modelo de remuneração moderna. A reverberação foi impressionante: as negociações que foram iniciadas finalmente terminaram em maio de 2024. Esse regulamento entra em vigor com efeitos a partir de 1º de setembro de 2024 - em retrospecto, uma data que entra na história!
"Estamos satisfeitos por termos estabelecido um sistema moderno de remuneração com o GVR Radio Play e o contrato de inscrição para publicar licenças", diz Sylvia Schmidt, diretora administrativa da Associação de Editores de Passo e Mídia Alemã. É um passo na direção certa para a comunidade criativa!
O futuro da peça de rádio parece radiante! Graças aos esforços conjuntos de todos os envolvidos, um caminho de ouro é pavimentado para os autores - aquele que garante que sua arte também seja longa e bastante recompensada na era digital.
Stuttgart, Colônia, Berlim - As metrópoles da cultura de áudio se combinam para o assunto!