Herói voluntário: Volker Eschke recebe o Prêmio Integração 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tempelhof-Schöneberg atribui o Prémio de Integração 2025 a Volker Eschke pelo seu notável empenho no trabalho de migração.

Tempelhof-Schöneberg verleiht Integrationspreis 2025 an Volker Eschke für herausragendes Engagement in der Migrationsarbeit.
Tempelhof-Schöneberg atribui o Prémio de Integração 2025 a Volker Eschke pelo seu notável empenho no trabalho de migração.

Herói voluntário: Volker Eschke recebe o Prêmio Integração 2025!

No dia 2 de outubro de 2025 foi entregue o Prêmio Integração do distrito de Tempelhof-Schöneberg, prêmio que reconhece o compromisso com a participação de pessoas com histórico de migração. Isso aconteceu sob o patrocínio do prefeito distrital Jörn Oltmann e do vereador distrital Stefan Böltes. O Prémio Integração 2025 foi para o Sr. Volker Eschke, que foi homenageado pelos seus serviços como consultor voluntário no BEMA (Centro Consultivo de Berlim para a Migração e o Bom Trabalho). Oltmann enfatizou que, depois de atingir a idade de reforma, Eschke está a utilizar ativamente o seu conhecimento de direito social e laboral para apoiar imigrantes e trabalhadores móveis. Esta assistência inclui principalmente a aplicação dos seus direitos.

O prémio de integração foi atribuído num contexto que apelou a associações, iniciativas e indivíduos a apresentarem as suas propostas para promover a integração. O prazo para candidaturas era 9 de setembro de 2025. Os projetos premiados deveriam servir o objetivo de implementar medidas integradoras com grande e duradouro impacto e atuação exemplar, que foi avaliada por um júri independente. O prémio monetário foi de 2.000 euros e foi atribuído com base na originalidade e na neutralidade político-partidária, cruciais para a atribuição do prémio. As nomeações poderão ser enviadas ao escritório distrital de Tempelhof-Schöneberg por correio e por e-mail, conforme gemeinsam-in-tempelhof-schoeneberg.de informado.

Compromisso das organizações de migrantes

Existem cerca de 15.000 organizações de migrantes registadas na Alemanha, que originalmente eram pontos de encontro para aconselhamento e apoio. Estas organizações desenvolveram-se agora em diversas bases que defendem os interesses das pessoas com histórico de imigração e de refugiados. A integração destas pessoas é significativamente promovida pelo trabalho das organizações de migrantes, não só através da preservação das tradições linguísticas e culturais, mas também através do seu envolvimento em vários projectos de integração.

Através de processos sociopolíticos e de redes, estas organizações dão um contributo importante para a participação dos migrantes. Projetos para ajudar refugiados, combater o racismo e apoiar pessoas com deficiência estão entre as suas principais tarefas. O Ministério Federal do Interior apoia ativamente estas organizações no estabelecimento de estruturas a tempo inteiro e promove o intercâmbio em seis áreas em toda a Alemanha. O Oficial de Integração deu uma contribuição significativa para isso.

Estas iniciativas ilustram a importância do trabalho voluntário, como o de Volker Eschke, para a integração e a coesão social na nossa sociedade. Receber o Prémio Integração não é apenas um reconhecimento para o indivíduo, mas também um forte sinal para a coexistência comunitária no distrito de Tempelhof-Schöneberg.