Berlim luta pelo Olympia: a State Sports Association inicia a iniciativa popular!
Berlim está planejando uma iniciativa popular para o pedido olímpico 2040. A Associação Esportiva do Estado espera apoio amplo e deseja coletar 20.000 assinaturas.

Berlim luta pelo Olympia: a State Sports Association inicia a iniciativa popular!
Em 5 de junho de 2025, a Associação Estadual de Esportes Berlim (LSB) anunciou uma iniciativa popular para a aplicação de Berlim para sediar os Jogos Olímpicos e paraolímpicos. O presidente da LSB, Thomas Härtel, informou sobre esse plano durante a recepção de verão no Manfred-Von-Richthofen-Haus. De acordo com as disposições constitucionais aplicáveis, no entanto, o Senado não pode realizar um referendo, que a iniciativa dependerá do apoio da população e das instituições nos próximos meses.Para empregar a Câmara dos Deputados com o projeto, o LSB deve coletar 20.000 assinaturas em seis meses. Härtel explicou otimisticamente que isso não deve ser difícil em vista dos 809.000 membros do LSB. O apoio também espera que a senadora de interiores e esportes Iris Spranger, que percebe um vigor notável para a aplicação olímpica e espera a ajuda de clubes esportivos, associações e economia.
Aplicação conjunta e concorrente
Berlim planeja se inscrever sob o rótulo "Berlin+", juntamente com vários países parceiros. Outros concorrentes da Alemanha são Munique, Hamburgo e a região de Rhein-Ruhr. Thomas Weikert, presidente da Associação de Esportes Olímpicos Alemãos (DOSB), foi positiva sobre o conceito difícil do pedido de Berlim. Uma decisão final sobre o candidato alemão será tomada no outono de 2026 e deve ser aprovada pelos membros do DOSB.
, no entanto, ainda não está claro qual ano Berlim se aplicará - as opções possíveis são 2036, 2040 ou 2044.
Suporte público e aplicativos anteriores
Uma pesquisa da Forsa mostra que mais de 80 % da população em Hamburgo e Berlim apóia a alocação de jogos para a Alemanha. No geral de três quartos da população alemã, a publicidade olímpica apoia em geral. No passado, no entanto, precisava determinar que ex -campanhas olímpicas em cidades como Munique e Hamburgo falhassem devido à resistência entre a população.
O DOSB vê a aquisição olímpica como uma possibilidade de usar o valor dos esportes para integração, inclusão, educação, bem como coesão social e impulsos econômicos. Hamburgo havia sido indicado no passado como uma cidade de candidatos para os Jogos 2024 e 2028, por que havia prevalecido contra Berlim. O acesso a um conceito olímpico compacto e fascinante que poderia promover o desenvolvimento de uma região metropolitana da Alemanha do Norte é considerado vantajoso.
Governo federal e etapas futuras
O governo federal garantiu seu apoio à aplicação alemã. Uma resolução do gabinete prevê uma explicação conjunta com o DOSB e as cidades e países interessados, no qual é favorecido um pedido para os jogos de verão de 2040. A ministra federal e de esportes Nancy Faeser sublinhou as oportunidades dos Jogos Olímpicos por um entusiasmo crescente por esportes e impulsos econômicos.
A base deste projeto deve ser assinada em 2 de agosto de 2024 durante os Jogos de Verão em Paris. Em 7 de dezembro de 2024, o DOSB decidirá mais etapas em sua reunião geral em Saarbrücken. Uma reunião geral extraordinária do DOSB também está planejada para o primeiro semestre de 2025, o que se destina a promover decisões básicas a serem aplicadas.