Explosão de carro em Schöneberg: é uma tentativa de assassinato seletivo?
Explosão em Berlim-Schöneberg em 12 de setembro de 2025: jovem de 22 anos ferido. A polícia está investigando um ataque direcionado.

Explosão de carro em Schöneberg: é uma tentativa de assassinato seletivo?
Na noite de sexta-feira, 12 de setembro de 2025, ocorreu uma violenta explosão de um carro estacionado em Berlim-Schöneberg, ferindo gravemente um homem de 22 anos. A polícia encarregou a Divisão de Homicídios e o Ministério Público de investigar porque se presume que o ataque foi direcionado. O evento ocorreu na Ebersstrasse e está sendo investigado como uma potencial tentativa de homicídio. De acordo com RBB24, o dispositivo explosivo foi colocado de tal forma que destruiu completamente o veículo e o carro pegou fogo.
O homem ferido não estava próximo ao veículo e não era o proprietário do carro, mas sim um parente. Felizmente, seus ferimentos não representam risco de vida, pois ele estava fora da área de perigo imediato. A explosão, que ocorreu por volta de 1h30, foi tão forte que partes do veículo, inclusive o para-brisa, foram arremessadas a mais de 20 metros. Moradores relataram um grande estrondo e descreveram a situação como assustadora. Um morador chegou a ouvir a explosão até Nollendorfplatz, e muitos viram nuvens de fumaça subindo acima da Ebersstrasse, assim como Tagesspiegel relatado.
Investigações e perícia
A polícia isolou uma grande área da cena do crime e mobilizou vários serviços de emergência para coletar provas. Especialistas em explosivos estão investigando se o artefato explosivo foi colocado no próprio carro, embaixo do veículo ou fora dele. Enquanto os investigadores procuravam evidências, eles também revistaram o parque próximo e o telhado de um prédio adjacente. Uma vidraça de uma janela de um corpo de bombeiros próximo foi danificada pela onda de choque, ressaltando a intensidade do incidente.
As consequências jurídicas de tal alegado ataque homicida podem ser de longo alcance. De acordo com as Seções 212 I, 211 I, II StGB, o autor do crime poderia ter cometido o crime de tentativa de homicídio. Os factos objectivos e subjectivos poderiam ser assumidos no caso de uma pessoa falecida se se estabelecesse a suspeita de que o ataque foi precisamente planeado para atingir uma pessoa específica. Como pode ser visto em Iurastudent, colocar os espectadores em perigo também seria uma característica grave do assassinato.
Dada a gravidade da situação e a natureza direcionada do ataque, as provas continuam a ser cruciais para o progresso da investigação. A polícia apelou à ajuda dos moradores para fornecer mais detalhes sobre o incidente que chocou o bairro.