Semana de 35 horas em Ludwigsfelde: MTU define os padrões para funcionários!

Semana de 35 horas em Ludwigsfelde: MTU define os padrões para funcionários!

Em 1º de julho de 2025, o MTU em Ludwigsfelde, um local importante da empresa em Brandenburgo, apresentou a semana de 35 horas. A redução do horário de trabalho semanal em três horas afeta mais de 1.000 funcionários que agora têm o mesmo horário de trabalho que seus colegas no oeste da Alemanha. Essa mudança decisiva ocorre no decorrer de uma estrutura de negociação coletiva que existe desde julho de 2021 e após disputas intensivas de negociação coletiva, incluindo ataques de aviso de 24 horas em 2021.

Tobias Kunzmann do IG Metall Ludwigsfelde comentou otimisticamente sobre essa mudança: ele a descreveu como um alinhamento importante que aumentará a atratividade dos empregos na região. As celebrações para a introdução foram acompanhadas pelo IG Metall com um churrasco. A MTU já percebeu a semana de 35 horas em todos os três locais em grupo, incluindo Munique e Hanover.

posições e desafios na indústria da aviação

precedendo acordos semelhantes na região. Por exemplo, a planta Mercedes-Benz em Ludwigsfelde introduziu uma semana de 36 horas em janeiro de 2022, com o objetivo de reduzi-lo para 35 horas até 2027. Rolls Royce também está planejando o regulamento da Introdução do Metoman de 2022. na indústria da aviação, mas alertou para a escassez de trabalhadores qualificados que poderiam continuar a sobrecarregar a indústria.

Randolph Landrock, presidente do Conselho de Obras da MTU, falou de um longo tratamento igual aos funcionários. A implementação dessa redução no horário de trabalho é suportada por um dinheiro de transformação usado ao longo de três anos para amortecer os custos mais altos de cerca de 8,5 %.

Efeitos sociais e horas de trabalho no contexto

A introdução da semana de 35 horas está no contexto de uma tendência geral na Alemanha, na qual as horas médias de trabalho diminuem da pandemia. De acordo com uma publicação do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW), essa tendência representa desafios para a compatibilidade do trabalho e da família, uma vez que a distribuição do trabalho de emprego e assistência geralmente permanece desigual.

Embora a redução no horário de trabalho seja uma etapa na direção certa, há uma necessidade de terapia abrangente com a creche e uma distribuição mais justa do trabalho não remunerado na casa. Em 2022, 36% daqueles menores de três anos visitaram cuidados infantis na Alemanha, enquanto 49% dos pais queriam esse lugar.

O cenário político continuará a ser obrigado a melhorar a compatibilidade da família e do trabalho e estabelecer incentivos para uma divisão de tarefas mais equilibrada na casa. Todos esses fatores são cruciais para atender à crescente necessidade de trabalhadores qualificados e dos desafios das mudanças demográficas.

No geral, a introdução da semana de 35 horas na MTU em Ludwigsfelde marca um progresso importante na política de tempo de trabalho, que, na melhor das hipóteses, também pode agir exemplar para outros setores e regiões da Alemanha.

Details
OrtLudwigsfelde, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)