Tiro fatal de Stasi: Processo contra o ex-tenente começa!
Tiro fatal de Stasi: Processo contra o ex-tenente começa!
O julgamento contra um ex -funcionário da Stasi responsável por um chute fatal no ex -Bahnhof Friedrichstrasse na fronteira pode entrar na fase decisiva. Na segunda -feira, as alegações podem ser ouvidas neste caso sensacional. Se o réu de 80 anos de Leipzig dirá algo sobre sua pessoa neste dia extremamente importante de negociação, ainda está em discussão.
O acusado, que manteve o posto de tenente no passado, enfrenta a séria acusação do assassinato insidioso. De acordo com o promotor público, em 29 de março de 1974, ele teria matado a Polônia Czesław Kukuczka, de 38 anos, no cruzamento de fronteira de Friedrichstrasse com um tiro alvo a uma distância de apenas dois metros. No início do julgamento, a defesa enfatizou que seu cliente negou veementemente essas alegações, o que também causa emoção.
Etapas de investigação e novos conhecimentos
As circunstâncias que levaram à acusação são tudo menos simples. Por muitos anos, o caso ocorreu devido à falta de evidências e testemunhas nos arquivos. Foi somente em 2016 que o progresso decisivo ocorreu quando novas referências a um atirador em potencial foram descobertas com base em documentos da Stasi. Anteriormente, o promotor público havia aceitado originalmente um homicídio culposo, que teria sido exportado. No entanto, as novas descobertas levaram à condenação de que o crime deve ser classificado como um assassinato, uma vez que a característica do assassinato das casas é atendida.
As perguntas legais e morais que giram nesse caso podem ser de enorme escopo. Eles jogam uma sombra no passado da RDA e o papel que o Stasi desempenhou na vigilância e opressão de seus cidadãos. Pelo menos no contexto dessa negociação, será essencial como o processamento desses atos se desenvolve e quais atores ainda podem entrar em foco.
For further information on this exciting process and the associated legal aspects, Veja os relatórios atuais em www.sueddeutsche.de .
Kommentare (0)