Renomeação de estrada em Lichtenrade: Ottilie Ehlers-Kollwitz homenageado!

Renomeação de estrada em Lichtenrade: Ottilie Ehlers-Kollwitz homenageado!

Na terça-feira, 15 de julho de 2025, a estrada 40 em Lichtenrade, no distrito de Tempelhof-Schöneberg, foi renomeada para Ottilie-Ehrers-Kollwitz-Straße. Este ato solene ocorreu na ocasião do 125º aniversário da artista Ottilie Ehlers-Kollwitz. Ehlers-Kollwitz era um importante ilustrador e artista gráfico e a nora do famoso artista Käthe Kollwitz. Em sua carreira, ela criou um trabalho artístico independente, que moldou particularmente o gráfico de Berlim do século XX. Com a renomeação, o distrito de Tempelhof-Schöneberg quer enfatizar a visibilidade e a apreciação das artistas femininas e suas realizações na vida, uma vez que menos de 4 % de todas as ruas de Tempelhof recebeu o nome das mulheres. Isso ilustra o longo tempo da invisibilidade das mulheres na história e na cultura do distrito. [Berlin.De] (https://www.berlin.de/ba-tempelhof-schoeneberg/aktuelles/pressemageilungen/2025/pressemage departamento. 1581645.php) relatou que a renomeação da solicitação da Assembléia Distrital foi decidida.

numerosos membros do artista, moradores e visitantes interessados participaram da cerimônia festiva. A vereadora da cidade distrital, Dra. Saskia Ellenbeck, abriu o evento e entregou a palavra a Jan Kollwitz, neto de Ottilie Ehlers-Kollwitz. Em seu discurso comovente, ele deu uma profunda visão da vida e da carreira artística de sua avó. Após o discurso, o novo sinal de rua foi solenemente revelado.

O legado artístico de Ottilie Ehlers-Kollwitz

Ottilie Ehlers-Kollwitz nasceu perto de Berlim em 1900 e morreu em 1963. Seu trabalho artístico foi fortemente moldado pela pintura de paisagem nos séculos XVIII e XIX. Desde 1919, ela estudou com excelentes artistas como Max Hertwig, Ernst Böhm e Emil Orlik em Berlim. Apesar de seu extenso e independente trabalho, ela estava na sombra de sua mãe - -nela, Käthe Kollwitz. Conforme descrito pela página Workload, gerou trabalhos importantes na forma de xilogravuras, monótipos de cores e ilustrações de livros. As ilustrações do livro de seus filhos e os gráficos gratuitos que sempre foram inspirados pela natureza e as impressões de seus arredores são particularmente dignos de nota

Seus primeiros trabalhos começaram em 1923 com xilogravuras coloridas para livros de conto de fadas e incluíram tópicos como o Spit Curonian e as Ilhas Mediterrâneo. Ehlers-Kollwitz tinha um talento especial para projetar gráficos impressionantes em seu estúdio e também usou aquarelas e cadernos de desenho para capturar motivos. No entanto, essa contribuição artística não foi cercada pela luz completa do público em que vivia, já que as mulheres eram frequentemente desfavorecidas na arte.

Mulheres na arte

A história das mulheres na arte que Wikipedia é caracterizada por uma variedade de obstáculos estruturais. Até o século XIX, o treinamento acadêmico para mulheres dificilmente era possível, o que muitos artistas negaram acesso a uma carreira artística. Os artistas geralmente não recebiam o mesmo reconhecimento que seus colegas do sexo masculino. Inicialmente, muitas mulheres eram ativas apenas em contextos da igreja ou da corte até a oportunidade de fundar associações de artistas em Berlim e 1882 em Munique.

Embora a proporção de artistas completos tenha subido entre 1895 e 1925, a sub -representação de mulheres em museus e galerias permaneceu um tópico persistente. Há progresso hoje, mas ainda é apontado para prestar mais atenção à necessidade de pagar mais modelos femininos na arte. A renomeação da rua para Tempelhof-Schöneberg representa um passo nessa direção e tem como objetivo colocar o legado artístico de mulheres como Ottilie Ehlers-Kollwitz na consciência pública.

Details
OrtLichtenrade, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)