Disputa sobre vila de contêineres: FU e Senado em desacordo
A agitação sobre contêineres de refugiados na FU em Berlim-Dahlem: Resistência à planejada vila de contêineres para 260 refugiados na Universidade Livre. “A fachada Woke está desmoronando”, diz o presidente Günter Ziegler. As preocupações da universidade estão sendo ouvidas?
Disputa sobre vila de contêineres: FU e Senado em desacordo
O Senado está a planear construir uma aldeia de contentores para 260 refugiados em Thielallee 63, em Berlim-Dahlem, mas isto encontra resistência. A Universidade Livre (FU), na verdade, quer construir ali um prédio para ensino e pesquisa e se sente excluída dos planos do Senado. O presidente da FU, Günter Ziegler, criticou o fato de só ter tomado conhecimento dos planos pelo jornal e enfatizou que a direção da universidade não aprovou o plano.
O coordenador de refugiados de Berlim, Albrecht Broemme, defende os planos e sublinha que enquanto a propriedade permanecer sem utilização, é possível acolher refugiados ali temporariamente. A construção prevista de uma aldeia contentor só ocorrerá num futuro próximo, depois de esclarecidas as questões de conservação da natureza.
No final de Março, o Senado decidiu construir mais 16 aldeias contentores em Berlim para contrariar a grave falta de espaço habitacional para os refugiados. Os locais estão principalmente na parte oriental da cidade, particularmente nos distritos de Lichtenberg, Pankow e Treptow-Köpenick. A decisão de construir uma vila de contêineres nas dependências da FU causou ridículo online porque a universidade é considerada cosmopolita, mas mostra resistência à acomodação de refugiados.