Aumentando a licença médica em Brandenburgo: Saúde no verão ameaçada

Erfahren Sie in unserem Artikel, warum der Krankenstand in Brandenburg im Sommer 2023 auf 5,9 % gestiegen ist und somit über dem Bundesschnitt liegt. Eine aktuelle DAK-Analyse beleuchtet die Ursachen für die gestiegenen Fehltage, insbesondere bei psychischen Erkrankungen und Atemwegserkrankungen. Lesen Sie mehr über die Auswirkungen auf Arbeitnehmer und Unternehmen sowie über die Notwendigkeit einer seriösen Debatte zu den Hintergründen dieses Trends.
Em nosso artigo, descubra por que a licença médica em Brandenburgo aumentou para 5,9 % no verão de 2023 e, portanto, está acima da média nacional. Uma análise de DAK atual ilumina as causas do aumento do absenteísmo, especialmente em doenças mentais e doenças respiratórias. Leia mais sobre os efeitos sobre funcionários e empresas, bem como a necessidade de um debate respeitável sobre os antecedentes dessa tendência. (Symbolbild/MB)

Aumentando a licença médica em Brandenburgo: Saúde no verão ameaçada

Nível de alarme Vermelho no verão: licença médica em Brandenburgo dispara! Nos meses de verão deste ano, a licença médica subiu para 5,9 % - em comparação com o ano anterior de 5,7 %. Brandenburg agora está raspando bem acima da média nacional de 5,0 %! Esses números aterrorizantes vêm de uma análise atual da Dak Health, que mostra que os dias ausentes são dramáticos!

A situação é tudo menos rosada: o número de dias de doença aumentou em torno de 539 absenteísmo por 100 segurados. O que isso significa especificamente? No período de julho a setembro, os funcionários tiveram que expor uma média de quase 5,4 dias devido a doenças. Um verdadeiro choque!

Doenças mentais no avanço

Particularmente alarmante: depois do trabalho e do lazer são ofuscados por doenças mentais, como a depressão. Além das queixas físicas, elas também causaram um aumento no absenteísmo em mais de oito por cento - para cerca de 102 dias por 100 pessoas seguradas. E doenças respiratórias também afetam cerca de 18 % com um aumento dramático. Bronquite e Co. garantiram até 73 dias ausentes!

Os especialistas soam um alarme: "Agora precisamos de um debate sério e bem pensado sobre as causas reais de alta licença médica", enfatiza Anke Grubitz, o chefe da DAK Health em Brandemburgo. Na sua opinião, soluções rápidas, como a abolição da licença médica por telefone, não fazem nada. A análise DAK mostra claramente que a saúde dos funcionários e o futuro econômico das empresas estão em jogo!

As causas mais comuns de doença

Os números falam uma linguagem clara: mais do que cada quinta falha é causada por doenças esqueléticas musculares, como dor nas costas, e faz 22 % de toda a licença médica. Apesar de um declínio no absenteísmo em 4,6 % - até 115,8 dias por 100 segurados - eles ainda são a principal causa de falhas. As doenças mentais estão em segundo lugar, com 101,7 dias ausentes. E as doenças respiratórias ocuparem o terceiro lugar nos tipos de doenças, com um aumento de 17,6 %.

Dak Health, como o terceiro maior seguro de saúde na Alemanha, com mais de 5,5 milhões de segurados e cerca de 250.000 em Brandenburgo, está preocupado e exige medidas para um ambiente de trabalho mais saudável! Essas tendências alarmantes devem ser levadas a sério, porque não são apenas um risco para os funcionários, mas também para a estabilidade econômica das empresas nos próximos anos!

Mais informações sobre o tema da gestão da saúde ocupacional e como os funcionários e empregadores podem trabalhar juntos podem ser encontrados em www.dak.de/bgm.