Forte demanda por sistemas solares em Berlim: as consultas para conexões fotovoltaicas no primeiro semestre de 2023 aumentaram 1000 em comparação com o ano anterior
Na primeira metade de 2023, Berlim registrou um aumento significativo na demanda por sistemas solares. De acordo com Stromnetz Berlin GmbH, um total de 5.800 consultas foram feitas de janeiro a junho para a conexão de sistemas fotovoltaicos. São cerca de 1000 investigações do que em todo o ano de 2022. Em vista desses números, é óbvio que o interesse pela energia solar aumentará na capital. No final de 2022, 15.013 sistemas solares já estavam instalados em Berlim. Esses são tipos diferentes de sistemas fotovoltaicos, de pequenas usinas de varanda a grandes sistemas de telhado. É gratificante ver que um número significativo de sistemas solares já está em operação. ...

Forte demanda por sistemas solares em Berlim: as consultas para conexões fotovoltaicas no primeiro semestre de 2023 aumentaram 1000 em comparação com o ano anterior
No primeiro semestre de 2023, Berlim registrou um aumento significativo na demanda por sistemas solares. De acordo com Stromnetz Berlin GmbH, um total de 5.800 consultas foram feitas de janeiro a junho para a conexão de sistemas fotovoltaicos. São cerca de 1000 consultas mais do que em todo o ano de 2022. Em vista desses números, é óbvio que o interesse pela energia solar aumentará na capital.
No final de 2022, 15.013 sistemas solares já estavam instalados em Berlim. Esses são tipos diferentes de sistemas fotovoltaicos, de pequenas usinas de varanda a grandes sistemas de telhado. É gratificante que um número significativo de sistemas solares já esteja em operação.
O estado de Berlim tem o objetivo ambicioso de ganhar um quarto da geração de eletricidade da Solar Systems até 2035. No entanto, Berlim ainda está muito longe desse objetivo. No ano passado, apenas 1,8 % da eletricidade gerada em Berlim foi obtida a partir de sistemas fotovoltaicos. Em comparação, a proporção de energia solar na geração de eletricidade alemã em 2022 foi de 10,6 %. No entanto, Berlim produz cerca de 40 % de sua própria eletricidade, o que já é um equilíbrio positivo.
O banco de investimentos Berlim (IBB) descobriu em um estudo que há duas vezes mais área de teto em Berlim do que seria necessário para atingir a meta de 25 %. No entanto, de acordo com a atual velocidade de expansão e sem medidas adicionais, levaria até 2050 para atingir a meta de expansão. Ao mesmo tempo, o estudo enfatiza que o objetivo é bastante realista.
A Administração de Energia do Senado sob a direção de Franziska Giffey (SPD), no entanto, enfatiza que a expansão solar em Berlim é continuamente avançada. Cada sistema solar, seja um sistema grande planejado ou uma pequena usina de varanda, ajuda a atingir a meta. A introdução de uma obrigação solar em telhados está em vigor desde 1º de janeiro de 2023. No caso de novos edifícios ou reformas básicas do telhado, pelo menos 30 % da área do telhado deve ser coberta com sistemas solares. No entanto, existem exceções para certos edifícios ou para restrições pela proteção do monumento.
Os autores do estudo do IBB sugerem que a obrigação solar de expandir os edifícios existentes. Como resultado, os proprietários com um período de transição de 15 anos geralmente podem ser obrigados a instalar um sistema fotovoltaico no telhado. No entanto, um aperto das regras neste período legislativo não é de se esperar.
A promoção dos sistemas solares está sendo expandida em Berlim. Os fundos para financiamento devem ser triplicados para 18,5 milhões de euros no próximo orçamento duplo. O financiamento para as usinas de energia da varanda já está adotando um equilíbrio positivo. Metade de todas as perguntas sobre sistemas fotovoltaicos em 2023 esses dispositivos solares plug-in. Desde meados de fevereiro, os inquilinos de apartamentos conseguiram receber um financiamento de 500 euros por comprar um sistema solar de varanda. O financiamento também foi estendido a inquilinos de casas em junho e, no outono, os proprietários de apartamentos também devem se beneficiar do financiamento.
Apesar dos desenvolvimentos positivos, ainda existem desafios. Stefan Taschner, porta -voz da política energética dos verdes, critica os altos requisitos burocráticos no programa de financiamento que muitas pessoas impedem. Os custos para instalar um soquete especial também são transmitidos aos inquilinos. Os verdes, portanto, planejam enviar uma solicitação à Câmara dos Deputados no outono, a fim de tornar a promoção de dispositivos de plugue solar mais atraentes.
No geral, pode -se observar que a demanda por sistemas solares em Berlim está aumentando continuamente. O país faz esforços para atingir o objetivo ambicioso de 25 % de energia solar até 2035. A introdução da obrigação solar nos telhados e a expansão do financiamento são etapas importantes nessa direção. Espera -se que mais medidas sejam tomadas para fazer de Berlim um pioneiro na área de energia solar.