Voluntário no distrito: Descubra histórias da U100 Generation Kladow!

Erfahren Sie alles über den Podcast „U100 – Generation Kladow“, der das Ehrenamt und Lebensgeschichten in Spandau beleuchtet.
Descubra tudo sobre o podcast "U100 - Generation Kladow", que ilumina histórias de voluntariado e vida em Spandau. (Symbolbild/MB)

Voluntário no distrito: Descubra histórias da U100 Generation Kladow!

Spandau, Deutschland - O escritório de voluntários em Spandau é dedicado ao envolvimento cívico no distrito e publicou o 15º episódio do podcast "U100 Generation Kladow" nesse contexto. Neste episódio, apresentado por Oliver Schmidt e Jamal Zamzam, as áreas da vila de Kladow e Gatow estão em foco. Os dois moderadores abordam os caminhos e as perspectivas da geração, que sofreram eventos históricos significativos, como guerra, vôo, revolta dos alunos e a construção da parede. Eles discutem os efeitos dessas experiências na sociedade de hoje e no futuro.

O objetivo do podcast é conhecer pessoas que se voluntariam. As gravações estão disponíveis em plataformas de áudio comuns e oferecem informações sobre o compromisso cívico e voluntário. Informações adicionais sobre o podcast e em novos episódios podem ser acessadas através do site "U100-Generation Kladow" aqui .

Tópicos da série de podcast

O podcast que é destinado a pessoas com 80, 90 anos ou mais hoje pergunta sobre seus desafios pessoais, a realização de seus sonhos, lidando com golpes de destino e o que as gerações mais jovens podem aprender com suas histórias. A longo prazo, um arquivo de história falada deve ser criado, que é acessível a todas as gerações. As histórias vêm de Kladow, Gatow e Groß-glienicke e são enriquecidas com histórias ilustrativas, bem como fotos novas e antigas da região.

O envolvimento cívico desempenha um papel importante na Alemanha e inclui atividades voluntariamente, gratuitas e publicamente. É dividido em um compromisso voluntário e voluntário, com a sociedade civil fortemente moldada por organizações sem fins lucrativos, como fundações e associações. Em comparação entre a Alemanha Oriental e Ocidental, existem diferenças significativas: embora os desenvolvimentos democráticos promovam o compromisso na Alemanha Ocidental, era frequentemente limitado e apolítico na Alemanha Oriental. A taxa de compromisso é de 43,6%em todo o país, com diferenças regionais.

Um fator importante para o comprometimento são variáveis ​​sociais, como educação, renda e redes sociais. As diferenças entre os sexos também são relevantes, com os homens mais frequentemente liderando cargos de gerenciamento e as mulheres estão cada vez mais envolvidas em atividades sociais. A faixa etária de pessoas de 14 a 49 anos, em particular, mostra a maior taxa de compromisso. Na Alemanha Oriental, a desvantagem estrutural na área das organizações da sociedade civil ainda fica clara sobre os recursos e o número.

Os desafios para as organizações são diversos. A adaptação às mudanças sociais e tecnologias que simplificam o engajamento são cruciais. Iniciativas como sextas -feiras para futuras ilustram esse desenvolvimento em direção ao compromisso cada vez mais informal e digitalizado.

Para garantir o futuro do engajamento cívico, é necessária uma melhoria na infraestrutura de engajamento público. Isso também inclui a promoção das condições da estrutura por meio de medidas governamentais, a fim de atender às diferentes necessidades regionais. Um manuseio consciente das experiências do passado - tanto no Oriente quanto no Ocidente - pode ajudar a promover a sociedade civil forte e dinâmica.

Details
OrtSpandau, Deutschland
Quellen