Ameaças de preços: Bund está planejando preços de rota mais altos para viagens de trem!
Ameaças de preços: Bund está planejando preços de rota mais altos para viagens de trem!
Berlin, Deutschland - Neste dia, 10 de julho de 2025, o Bundestag aconselha sobre o esboço do orçamento do novo governo federal. Um tópico central é o financiamento futuro da rede ferroviária na Alemanha, em particular os subsídios aos preços da rota que são coletados para o uso da rede ferroviária. Martin Burkert, presidente da união ferroviária e de transporte da EVG, claramente se posicionou nesse contexto e exige um aumento significativo de subsídios. Sem esses recursos financeiros, há aumentos consideráveis de preços no transporte de longa distância de Deutsche Bahn.
Os preços da rota coletados pelo DB Infrago são uma espécie de taxa de uso para a rede ferroviária. Burkert adverte sobre um aumento drástico no próximo ano: 16 % no tráfego de carga e até 19 % em transporte de longa distância estão no espaço. Entre outras coisas, esses aumentos são o resultado do aumento do interesse da capital, uma vez que o governo federal aumenta o patrimônio da Deutsche Bahn para permitir os investimentos necessários na rede ferroviária. No entanto, essas medidas levam a uma carga de juros mais alta e, portanto, a um aumento nos preços das rotas.
Os desafios financeiros
O orçamento para 2025 estipula que cerca de 5,9 bilhões de euros são fornecidos para expansão da rede. No entanto, isso não deve ser suficiente para cobrir o aumento dos custos. Burkert enfatiza que mais 300 milhões de euros para transporte de longa distância e outros 100 milhões de euros são necessários para o transporte de frete ferroviário para compensar os custos adicionais. Sem esse apoio, aumentos de preços ou uma redução na oferta para viajantes e indústria.
A Associação Pro Bahn de Passageiros também expressa preocupações e fala de um "choque de preço" entre os passageiros se os preços da rota forem realmente aumentados. Um exemplo ilustra o seguinte: os custos de uma viagem de gelo de Hamburgo a Munique estão atualmente em torno de 17.400 euros; Mais de 10.000 euros disso serão pagos ao preço da rota.
Reformas e medidas necessárias
A unidade está no Deutsche Bahn e no EVG, que uma reforma do sistema de preços de rota é urgentemente necessária. O ministro federal dos transportes Patrick Schnieder também anunciou medidas para atender a essa preocupação. Essa reforma pode permitir a estabilização dos preços da rota e, portanto, também garantindo a oferta no trilho.Para fortalecer o transporte de carga ferroviária de forma sustentável, a redução nos preços das rota foi identificada como a medida imediata mais importante como parte do plano diretor de transporte de frete ferroviário. O governo federal já forneceu 209 milhões de euros para isso. Esses fundos destinam -se a ajudar a mudar mais tráfego de frete para o trilho ambientalmente amigável e promover a força inovadora do transporte de frete ferroviário.
A promoção de rota agora discutida, que está em vigor desde julho de 2018 e foi estendida em junho de 2024 até o final de 2028, é uma base importante para aumentar a competitividade nessa área. No entanto, modelos financeiros de longo prazo devem ser desenvolvidos para garantir a segurança do planejamento para todos os envolvidos.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)