Aumento de preços no transporte público: Berlim e Brandenburg agora pagam mais!
A partir de 2026, os preços dos bilhetes no transporte local de Berlim aumentarão 6,08%. Descubra tudo sobre as inovações e os motivos.

Aumento de preços no transporte público: Berlim e Brandenburg agora pagam mais!
A partir de janeiro de 2026, os passageiros em transporte público local em Berlim e Brandenburgo terão que esperar preços mais altos dos ingressos. A Associação de Transporte de Berlim-Brandenburg (VBB) decidiu um aumento médio de 6,08 %. Isso significa que o ingresso individual para a área de transporte aumentará para pelo menos 4,00 euros, enquanto o bilhete em Potsdam pode custar mais de 3,00 euros, que atualmente é de 2,80 euros. Esse aumento da tarifa é o resultado do aumento dos preços dos consumidores nos últimos cinco anos, como RBB24.
Além dos aumentos de preços, algumas ofertas de ingressos estão definidas. Por exemplo, os cartões anuais e 7 dias, os cartões VBB-ABO 65Plus e os cartões 8, 9 e 10 horas são perdidos. Os níveis de preços da BC também são eliminados para passageiros em Berlim e cidades vizinhas. Em vez disso, você precisa comprar um ingresso ABC. No entanto, é positivo que um novo inquilino para Frankfurt (Oder) esteja sendo planejado.
Detalhes sobre as novas tarifas
O aumento de preços também afeta o ingresso do semestre para estudantes, que aumenta de 226,20 euros para 240 euros por meio ano, tanto em Berlim quanto em Elstal. Já em julho de 2025, o novo chefe da VBB, Christoph Heuing, apontou a necessidade desses ajustes, o que se tornou inevitável devido ao aumento severo de custos de combustível, pessoal e investimentos.
O VBB aumentou os prêmios pela última vez em uma média de 6,7 % no início de 2024. Outras associações de trânsito na Alemanha, como a Associação de Transporte Rhein-Ruhr (VRR) e a Associação de Transporte de Munique (MVV), já anunciaram aumentos semelhantes, pelos quais os motivos estão principalmente nos custos aumentados de energia e pessoal, como T-online e tagess e tagess e [tagess] (https://eberbw.ta. Consciência/OEPNV-Preseis-MVV-VBB-Verkehrsverbund-deutschlandTicket-100.html) Destaque.
Críticas aos aumentos de preços
Os aumentos atuais são recebidos com críticas consideráveis das associações de passageiros. Eles argumentam que os ajustes de preços são desproporcionalmente caros e colocam em risco a mobilidade ambientalmente amigável. O estado do transporte local também é criticado como inadequado, o que complica ainda mais a aceitação dos aumentos. Os preços de condução no VBB foram aumentados várias vezes nos últimos anos, com o aumento atual no segundo em apenas oito meses.
Globalmente, os passageiros enfrentam uma mudança que não só implica custos mais elevados, mas também uma redução nos serviços. Resta saber como isto irá afectar a utilização do transporte público a longo prazo.