Protesto massivo em Berlim: Contra a guerra em Gaza e pela paz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 29 de outubro de 2025, uma grande manifestação com mais de 50.000 participantes terá lugar em Berlim sob o lema “Juntos por Gaza”.

Am 29.10.2025 findet in Berlin eine Großdemonstration unter dem Motto "Zusammen für Gaza" mit über 50.000 Teilnehmern statt.
No dia 29 de outubro de 2025, uma grande manifestação com mais de 50.000 participantes terá lugar em Berlim sob o lema “Juntos por Gaza”.

Protesto massivo em Berlim: Contra a guerra em Gaza e pela paz!

No sábado, 27 de setembro de 2025, uma grande manifestação e comício contra a guerra de Gaza terá lugar em Berlim. Organizado por uma aliança de 50 associações, incluindo a Comunidade Palestina da Alemanha, Medico International e Amnistia Internacional, o evento é realizado sob o lema “Todos os Olhos em Gaza – Parem o Genocídio”. Os organizadores esperam que mais de 50.000 participantes compareçam ao comício de solidariedade. Para proteger os manifestantes, a polícia mobilizou 1.800 serviços de emergência para garantir a segurança durante os protestos e controlar as restrições de trânsito na zona da cidade, especialmente no percurso das manifestações.

A marcha de protesto, intitulada “Juntos por Gaza”, começará na Fonte de Netuno na Alexanderplatz. A rota segue ao longo de Spandauer Straße, Karl-Liebknecht-Straße, Unter den Linden, Wilhelmstraße, Dorotheenstraße, Scheidemannstraße e Yitzhak-Rabin-Straße e termina na Straße des 17. Juni em Großer Stern, onde um rali final está planejado a partir das 17h. às 21h Os participantes poderão esperar apresentações de artistas como KIZ, Ski Aggu e Pashanim. As autoridades de trânsito já fecharam algumas estradas a partir de sexta-feira para garantir o bom funcionamento.

Demandas e principais críticas

Os apelos à manifestação protestam veementemente contra os crimes de guerra e as violações dos direitos humanos cometidos por ambos os lados, sendo as principais críticas dirigidas ao governo israelita e aos seus apoiantes. Há exigências para que a Alemanha interrompa todas as entregas de armas a Israel. Estas exigências são apoiadas por figuras proeminentes, incluindo Michael Barenboim, que descreveu a situação em Gaza como “genocídio”.

Alguns dos organizadores planejaram originalmente realizar o comício diretamente em frente ao prédio do Reichstag, mas devido ao número esperado de participantes, o local foi transferido para a Coluna da Vitória. Embora protestos semelhantes em Berlim tenham atraído até 50.000 participantes no passado, espera-se que esta manifestação seja a maior demonstração de solidariedade para com Gaza na Alemanha.

Antecedentes e relevância

Protestos e manifestações ocorrem constantemente em todo o mundo, muitas vezes desencadeados por injustiças sociais e violações dos direitos humanos, como no Irão, na Bielorrússia ou em Hong Kong. Berlim tornou-se um lugar importante para tais movimentos nos últimos anos. Os protestos pela causa palestiniana, em particular, tornaram-se mais importantes e atraem cada vez mais a atenção internacional. Os movimentos internacionais mostram como é importante levantar a voz contra a injustiça, o que também ilustra a motivação da manifestação de Berlim em 27 de setembro de 2025.

Os conflitos em curso e a necessidade de aumentar a sensibilização para as crises humanitárias repercutiram não só a nível local, mas também a nível mundial. As manifestações são uma forma de protesto pacífico para chamar a atenção para as queixas e necessidades das pessoas afetadas. Quer se trate da Primavera Árabe ou dos protestos “Sextas-feiras pelo Futuro”, a história mostra que a pressão social através de tais movimentos pode levar à mudança.