Revolução plástica: economia circular para soluções sustentáveis ​​em Berlim

Revolução plástica: economia circular para soluções sustentáveis ​​em Berlim

Berlim, 24 de outubro de 2024 - Plastics, esses companheiros inevitáveis ​​de nossa vida moderna estão por toda parte! Mas o que acontece com todos os resíduos de plástico que ocorre na Alemanha todos os anos? Cinco milhões de toneladas de resíduos de plástico! Incríveis 55 % dos quais acabam no depósito de lixo ou na planta de incineração. Este é um verdadeiro escândalo! Apenas 45 % são reciclados - muito pouco para um futuro sustentável!

A pergunta ardente que surge: como podemos dirigir a economia circular e conter o pedaço de plástico? Isso discute o Dr. Johannes Klinge no novo podcast "Por favor, Turn!" do eco-instituto. Em seu apelo apaixonado, ele explica: "O design dos produtos desempenha um papel crucial em sua reciclabilidade!". O especialista sabe que temos que começar com a fabricação desde o início, a fim de provocar uma reviravolta real na economia plástica.

O lado sombrio dos plásticos

O que muitos podem não saber: todos os anos a indústria plástica alemã produz mais de 21 milhões de toneladas de novos plásticos. Embalagens, veículos, eletrônicos - eles são usados ​​em todos os lugares e, de fato, oferecem algumas vantagens ambientais, como materiais de embalagem leve que reduzem as emissões durante o transporte. Mas os lados escuros são sérios!

Os plásticos

são feitos principalmente de matérias -primas fósseis, e a reciclagem geralmente é mais cara e mais complicada que a nova produção. A maioria dos plásticos queima durante sua disposição e libera gases prejudiciais de efeito estufa! Este é um caso claro de má administração, porque muitos países fora da Alemanha depositam seus resíduos plásticos - e muitas vezes sem regulamentos legais. Isso significa que muito plástico entra no ambiente de uma maneira descontrolada!

"Temos que garantir que os plásticos de construção ou veículos tenham mais probabilidade de serem reciclados!", Pergunta o Dr. Blade com urgência. As necessidades da natureza não podem mais ser ignoradas! É urgentemente necessário reduzir os poluentes nos plásticos e evitar seu uso em materiais difíceis de recicláveis.

O caminho para a economia circular

Para uma economia circular em funcionamento, Klinge enfatiza, a economia da utilização plástica de alta qualidade deve aumentar. Isso é mais do que apenas as estatísticas: as empresas precisam de segurança e melhores condições para poder usar as recicladas de maneira eficaz. "Os preços têm que estar certos!" Ele resume. Esta é a única maneira de mover as empresas a usar plásticos reciclados em vez de usar novos materiais.

Claro, o design também é crucial! Os produtos de alta qualidade devem ser projetados para que sejam facilmente recicláveis. Isso significa que não precisamos fazer sem aditivos supérfluos e que os produtos não têm permissão para projetar produtos com compósitos difíceis de separar. O Dr. Klinge exige diretrizes políticas claras para reduzir o desperdício de embalagens e facilitar a reciclagem.

O podcast "Por favor, vire!" é uma obrigação para todos os interessados ​​da política, ciência e público! Os tópicos atuais relacionados à sustentabilidade estão discutindo e informativos aqui. Juntamente com os moderadores Mandy Schoßig e Hannah Oldenburg, o Dr. Blade tão importante é abordar e entender esses tópicos em público para provocar mudanças reais!

Se você quiser aprender mais, ouça o episódio "Economia circular para plásticos - isso é possível?" Para isso foi publicado em 24 de outubro de 2024. O podcast está disponível em todas as principais plataformas, como Apple Podcasts e Spotify - então vá e ligue!

Temos que agir para um futuro sustentável agora. O relógio ticks e o tópico dos plásticos não nos deixarão ir até finalmente tomarmos o caminho certo!

Kommentare (0)