Os jovens continuam a migrar para o oeste: perde a Alemanha Oriental

Os jovens continuam a migrar para o oeste: perde a Alemanha Oriental

A migração na Alemanha continua a correr em uma direção dramática! Em 2023, mais jovens dos estados federais da Alemanha Oriental são atraídos para o oeste do país. De acordo com o Escritório Federal de Estatística (Destatis), a Netto decidiu 7.100 jovens adultos entre 18 e 30 anos para embalar suas malas e puxar o oeste. Essa tendência continua a corrente de imigração que existe desde 1991 e lança uma luz brilhante sobre os desafios com os quais a Alemanha Oriental enfrenta.

Os números são alarmantes! Mais e mais jovens estão deixando sua terra natal na Alemanha Oriental para encontrar melhores oportunidades para estudar e treinamento vocacional no Ocidente. Desde a reunificação, quase 727.000 jovens ousaram dar esse passo. Esta é uma indicação clara do voo contínuo de jovens talentos para o espaço da Alemanha Ocidental - um fenômeno que muda drasticamente a paisagem demográfica de toda a região. Desde 1991, houve quase 1,2 milhão de pessoas que migraram do leste para o oeste!

Uma imagem sombria para a Alemanha Oriental

Nos últimos dez anos, uma imagem mais equilibrada dos movimentos de migração tornou -se emergente, mas as estatísticas atuais fazem você ouvir: no ano passado, pela primeira vez, mais pessoas dos estados federais da Alemanha Oriental para o Ocidente foram caminhadas do que vice -versa. Com uma perda de apenas 3.000 pessoas, pode -se pensar que a situação havia melhorado. Mas a aparência é enganosa! Enquanto alguns estados federais no Oriente podem registrar imigração positiva, a Tiruringia e a Saxônia-Anhalt ainda são severamente afetadas pela emigração.

A imigração líquida do exterior mostra um desequilíbrio ainda mais drenado! Na Alemanha Ocidental, a imigração líquida em 2023 foi cinco vezes mais alta que no Oriente. Enquanto 517.000 pessoas se mudaram para os estados federais ocidentais, eram apenas 97.000 modestos no Oriente. Um sinal claro de onde as pessoas parecem vivas e otimistas para o futuro!

A estrutura etária - um sinal alarmante

Os efeitos desses fluxos de migração não podem ser negligenciados: a proporção de pessoas em idade ativa nos estados federais da Alemanha Oriental agora é alarmante! Com apenas 57,5 ​​% da população, isso está muito atrás da média da Alemanha Ocidental. O triste líder é a Saxônia, onde apenas 57,1 % da população na faixa etária conta de 18 a 64 anos. Isso tem consequências de alcance distante - um envelhecimento mais rápido da população que pode se tornar ainda mais preocupante nos próximos anos.

Além disso, as estatísticas mostram que os círculos com a menor proporção de 18 a menores de 65 anos estão todos na Alemanha Oriental. Em Dessau-Roßlau, por exemplo, essa proporção é de 53,4 %! Ao mesmo tempo, as cidades do oeste florescem, com Heidelberg e Regensburg, onde a proporção da população empregável é superior a 68 %.

Esses desenvolvimentos não são apenas números - eles são um sinal claro: a Alemanha Oriental deve agir urgentemente para interromper a emigração dos jovens e manter a região atraente para as gerações futuras. O relógio ticks e os desafios são enormes - por quanto tempo a Alemanha Oriental ainda pode suportar essa tendência?

Kommentare (0)