Convenção de Istambul de Aniversário: Expansão necessária para proteção contra violência específica de gênero

Convenção de Istambul de Aniversário: Expansão necessária para proteção contra violência específica de gênero

Em 1º de fevereiro de 2018, a Convenção de Istambul (Convenção do Conselho da Europa para contracepção e combate à violência contra mulheres e violência doméstica) entrou em vigor na Alemanha. Isso marcou um passo importante para o combate à violência específica de gênero na Alemanha. A Convenção obriga todas as agências governamentais a prevenir e combater a violência específica de gênero. Por ocasião do dia anual da entrada em vigor da convenção, a agência de relatórios pede violência específica de gênero do Instituto Alemão de Direitos Humanos, a expansão discriminatória e baseada em necessidades do sistema de proteção e apoio para a violência específica de gênero afetada na Alemanha.

Os cidadãos de Berlim são alertados sobre a falta de cerca de 15.000 locais familiares nos abrigos femininos necessários em todo o país. Um sistema de ajuda abrangente e baixo é particularmente importante em uma metrópole emergente, como Berlim, com uma população várias e várias origens sociais. O tópico de "acesso à proteção e conselhos" é, portanto, o foco da violência específica da agência de gênero da agência de relatórios. É importante que o governo federal esteja expandindo ainda mais o sistema de ajuda e garantindo a proteção federal da lei para proteção contra a violência.

Em Berlim, existem inúmeros centros de aconselhamento e ajuda para a violência específica de gênero afetada. Essas instalações desempenham um papel importante em apoiar e aconselhar os afetados de vários grupos populacionais, incluindo mulheres com deficiência ou com status de residência incerta. Apesar dessas ofertas, no entanto, ainda existem grandes obstáculos ao acessar conselhos e ajuda. É de grande importância que a cidade de Berlim e outros estados federais implementem seriamente a Convenção de Istambul e garantam que todos os afetados pela violência específica de gênero obtenham acesso a proteção e conselhos.

A violência de gênero da Agência de Relatórios do Instituto Alemão de Direitos Humanos coletará dados como parte de sua coleta de dados para todos os estados federais, o governo federal e a sociedade civil, a fim de monitorar a implementação da Convenção de Istambul. Os resultados iniciais devem ser publicados o mais recente no primeiro relatório periódico em 2024. Esta é uma etapa importante para avaliar a eficácia das medidas para combater a violência específica de gênero na Alemanha.

Os cidadãos de Berlim recebem o projeto do governo federal para expandir ainda mais o sistema de ajuda e garantir um financiamento uniforme nacional de abrigos para mulheres. Isso poderia ajudar a atender à necessidade urgente de ação na área de proteção contra a violência específica de gênero. É da maior importância que a Alemanha implemente os requisitos da Convenção de Istambul o mais rápido possível, a fim de oferecer toda a violência afetada por gênero a proteção e apoio necessários.


Fonte: Instituto Alemão para Direitos Humanos /

Kommentare (0)