Balas-bomba ilegais no compartilhamento de carros: vendas de Ano Novo descobertas em Neukölln!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Berlim-Neukölln, a polícia descobriu centenas de fogos de artifício ilegais num carro partilhado, incluindo balas-bomba mortais.

In Berlin-Neukölln entdeckte die Polizei Hunderte illegale Feuerwerkskörper in einem Carsharing-Auto, darunter tödliche Kugelbomben.
Em Berlim-Neukölln, a polícia descobriu centenas de fogos de artifício ilegais num carro partilhado, incluindo balas-bomba mortais.

Balas-bomba ilegais no compartilhamento de carros: vendas de Ano Novo descobertas em Neukölln!

Em Berlim-Neukölln, em 31 de dezembro de 2025, a polícia descobriu uma grande quantidade de fogos de artifício ilegais em um carro estacionado e compartilhado. Estes incluíram 35 bombas esféricas altamente perigosas. Esta descoberta sinistra ocorreu num momento em que aumentou a consciência pública sobre os perigos dos fogos de artifício ilegais na véspera de Ano Novo. As autoridades estatais afirmam que as balas-bomba são cada vez mais utilizadas como armas, causando ferimentos graves e até mortes nos últimos anos.

A investigação policial mostra que a pirotecnia foi vendida especificamente no carro afetado nos dias anteriores à véspera de Ano Novo. Os transeuntes notaram as caixas e embalagens claramente etiquetadas espalhadas pelo veículo. Durante uma patrulha, os policiais tomaram conhecimento do carro compartilhado e puderam perceber claramente pelas janelas que ali estava ocorrendo uma venda ilegal. Após consulta ao Ministério Público, abriram o veículo e retiraram caixas de mercadorias ilegais, incluindo fogos de artifício extremamente barulhentos e fogos de artifício proibidos. Este tipo de pirotecnia só é aprovado para fogos de artifício profissionais e representa um risco significativo para o público, principalmente se manuseado de forma inadequada.

Respostas políticas aos perigos dos fogos de artifício

O locatário do carro compartilhado, um jovem de 20 anos, foi rapidamente identificado pela polícia. Ela afirmou que sua conta de compartilhamento de carro foi hackeada e usada sem autorização. No entanto, durante uma busca em seu apartamento, os policiais não encontraram evidências de tráfico de fogos de artifício, apoiando a hipótese de um hack. A venda dos artigos pirotécnicos terá sido organizada a partir de um segundo veículo ainda não identificado.

Nos últimos anos, as bombas esféricas têm ganhado cada vez mais as manchetes em conexão com as celebrações da véspera de Ano Novo na Alemanha. Este ano, várias pessoas já morreram, incluindo um jovem da Vestfália Oriental que foi mortalmente ferido por uma bala-bomba. O caso mostra as consequências fatais que o manuseio inadequado desses perigosos fogos de artifício pode ter. De acordo com a ZDF, as vendas desses itens de fogos de artifício aumentaram acentuadamente nas redes sociais e em plataformas como o TikTok. Isto é particularmente alarmante porque muitos destes produtos são aprovados apenas para profissionais e os compradores exigem prova de experiência para adquiri-los legalmente.

Segurança pública e demandas por mudanças regulatórias

A polícia de Berlim e várias associações ambientalistas apelam a medidas mais rigorosas contra a venda ilegal de produtos pirotécnicos. Há repetidos relatos de danos a casas e veículos causados ​​por bombas que não foram detonadas adequadamente. Estes fogos de artifício perigosos são cada vez mais utilizados como armas noutros países, aumentando a urgência de reforçar os controlos.

Especialistas alertam que a legalização e o acesso a produtos pirotécnicos perigosos por parte de amadores representam sérias ameaças à segurança pública. As advertências urgentes do criminologista Robin Hofmann sobre o aumento de tais actividades criminosas na Alemanha indicam que está em discussão uma proibição abrangente de fogos de artifício. Neste momento, porém, não existe uma maioria clara entre os ministros do Interior a favor de medidas tão abrangentes.

Os acontecimentos em Berlim poderão servir de alerta para a urgentemente necessária regulamentação e controlo da venda e utilização de fogos de artifício na Alemanha. Tendo em conta os trágicos incidentes e a sensibilização do público, é tempo de considerar alternativas mais seguras e tornar o acesso a produtos pirotécnicos perigosos muito mais difícil.