Obstáculos na rede de hidrogênio: muita burocracia diminui o progresso

Obstáculos na rede de hidrogênio: muita burocracia diminui o progresso

Nos contos de fadas energéticos atuais, o hidrogênio desempenha o papel principal, mas a burocracia ameaça forçá -lo a permanecer no império das sombras! Com um estrondo ontem, o procedimento de consulta da Agência Federal de Rede para os "horários para a conversão da infraestrutura de rede para o fornecimento total dos conectores com hidrogênio". Mas é realmente o caminho para a transição energética, ou o excesso de regulação burocrática empurra um bloco na perna?

Timm Kehler, o presidente da Associação da Indústria Future Gas, levanta o alarme! Os novos requisitos da agência de rede federal aparecem para ele como um obstáculo intransponível: "Em nossa opinião, as especificações são muito complexas e, em muitos casos, não são acessíveis", explica Kehler com uma expressão preocupada. Qualquer pessoa que agora pense que a expansão da rede de hidrogênio está finalmente absorvendo a velocidade está errada! Se a burocracia finalmente não se tornar mais fina, somos confrontados com um bloqueio enorme: os investimentos urgentemente necessários podem ser empurrados para o banco longo, e o hidrogênio a alto nível ameaça estagnar.

As sombras das edições

Um detalhe picante: as redes de distribuição de gás são vitais para cerca de 20 milhões de famílias e cerca de 1,8 milhão de empresas de tamanho médio. A indústria de processamento e o suprimento de aquecimento distrital também ficam nessas linhas. Uma revolução ecológica pode ocorrer com hidrogênio e seus derivados. Mas este é apenas um cenário de sonho se o regulamento agir como um sapato inibitório desajeitado!

Leis atuais, como a lei de energia de construção e os regulamentos sobre o planejamento municipal de calor, não são adequados para todos os grupos de usuários. "Uma adaptação prática dos requisitos é essencial", determinou Kehler. Caso contrário, o papel central das redes de distribuição para a economia do tamanho médio poderia estar em risco - e com ela toda a transição energética!

A pressão cresce porque o tempo para a mudança está empurrando. Vamos esperar e ver se os burocratas reconhecem os sinais dos tempos ou se permanecemos presos no nevoeiro dos regulamentos. Uma coisa é certa: a revolução do hidrogênio requer um vento fresco e tem que vir muito rapidamente agora!

Berlim: o local onde são tomadas decisões que podem influenciar o destino da transição energética. O hidrogênio - o suco do futuro - precisa de regras claras e compreensíveis, para que não fiquemos presos no bosque burocrático.

Kommentare (0)