Memorial Treptow: lembrando ou explorando? Rodada de discussão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 25 de outubro de 2025, uma visita guiada sobre história e cultura da memória acontecerá no Memorial Soviético em Berlim.

Am 25.10.2025 findet am Sowjetischen Ehrenmal in Berlin eine Führung zur Geschichte und Erinnerungskultur statt.
No dia 25 de outubro de 2025, uma visita guiada sobre história e cultura da memória acontecerá no Memorial Soviético em Berlim.

Memorial Treptow: lembrando ou explorando? Rodada de discussão!

Um evento significativo acontecerá em 25 de outubro de 2025 Memorial soviético no Parque Treptower aconteceu em Berlim. Uma visita ao terreno do cemitério será organizada entre as 13h00 e as 13h00. e 15h30. em cooperação com Memorial Alemanha é realizado. Este passeio aborda a relação entre a encenação triunfal e a comemoração dos mortos de diversas maneiras.

O evento faz parte da série “Da História ao Presente – Lugares de Trabalho de Educação Histórica e Política em Treptow-Köpenick”, que também permite uma troca interativa sobre as próprias interpretações e perspectivas. O tópico cobre aspectos importantes, como as fases da memória privada e estatal no espaço soviético e pós-soviético, e lança luz sobre o quadro político na época em que o memorial foi criado.

O Memorial Soviético no Parque Treptower

O Memorial Soviético, um marco de Berlim, foi concluído em maio de 1949 sob instruções da administração militar soviética. Homenageia os soldados do Exército Vermelho que morreram na Segunda Guerra Mundial, mais de 7.000 dos quais estão enterrados neste local. O complexo inclui uma impressionante estátua colossal medindo 30 metros de altura, incluindo a base e o monte, e é um dos memoriais soviéticos centrais em Berlim, ao lado de outros em Schönholzer Heide, Tiergarten e Bucher Schlosspark.

O projeto do monumento surgiu de um concurso no qual foram inscritos 33 projetos. O arquiteto Yakov B. Belopolsky, o escultor Yevgeny Vuchetich e o pintor Alexander A. Gorpenko foram os responsáveis ​​pela execução. A importante escultura “O Libertador” de Vuchetitsch tem 12 metros de altura e pesa 70 toneladas. Taças de chamas feitas em 1948 também decoram o local.

Cultura da lembrança e dias de lembrança

O memorial desempenhou um papel central em eventos de massa e rituais de Estado ao longo das décadas e foi o local de uma notável manifestação em massa contra os neonazistas em janeiro de 1990. O comício anual em memória de 9 de maio também atrai grandes multidões, principalmente para comemorar o 70º aniversário do fim da guerra em 2015, no qual participaram 10.000 pessoas.

Hoje em dia, o local é cada vez mais explorado no contexto da guerra contra a Ucrânia. Isto levanta questões sobre a relevância da cultura da recordação, que deve ser não apenas emocional, mas também racional e baseada em factos. Lidar com a história e os desafios do presente, como a integração de refugiados e lidar com a misantropia relacionada com grupos, continuam a ser temas de grande importância social.

Para o próximo evento em 25 de outubro de 2025 Observe que pessoas com conexões extremistas de direita podem ter sua entrada recusada ou excluídas. Esta mudança faz parte de um esforço maior para preservar o local como um local de educação e lembrança respeitosa, preservando as lições da história para a sociedade atual.