Celebração do memorial para Margot Friedländer: Presidente Federal Steinmeier Honra Testemunha Contemporânea

Celebração do memorial para Margot Friedländer: Presidente Federal Steinmeier Honra Testemunha Contemporânea

Em 9 de julho de 2025, uma comemoração oficial para Margot Friedländer ocorrerá na Filarmônica de Berlim, que morreu há dois meses. Friedländer, uma sobrevivente do Holocausto e testemunha contemporânea altamente valorizada, tinha 103 anos. Ela morreu em 9 de maio e foi enterrada em 15 de maio no cemitério judaico Weißensee, em um túmulo honorário ao lado de seus avós. Sua família foi vítima da perseguição nazista e ela foi deportada para o campo de concentração de Theresienstadt antes de emigrar para os EUA após a guerra. Aos 88 anos, ela retornou à sua cidade natal, Berlim, onde era apaixonada pela democracia e contra o esquecimento dos crimes nazistas.

A comemoração começa às 17h50. e é transmitido ao vivo pelo RBB. No discurso central, é esperado o presidente federal Frank-Walter Steinmeier, que também é o patrono da Margot Friedländer Foundation. Além disso, uma saudação é falada pelo prefeito de Berlim, Kai Wegner (CDU). Companheiros de longa data, amigos e vencedores do preço que ela foi nomeado e muitos jovens com quem ela estava em contato e com quem os inspirou como testemunha contemporânea. Por razões de segurança, a participação na comemoração só é possível para os convidados, com o diálogo com a geração mais jovem sendo uma preocupação central de Friedländer.

O legado de uma testemunha contemporânea

Margot Friedländer nasceu em 5 de novembro de 1921 em Berlim. Durante o governo nacional -socialista, ela se escondeu, mas foi revelada e deportada. A perda de seus pais e irmão foi uma experiência traumática que ela acrescentou a ela no trabalho de sua vida como testemunha contemporânea. Após a Segunda Guerra Mundial, ela não apenas trabalhou no trabalho educacional, mas também fez campanha ativamente para o processamento dos crimes socialistas nacionais para manter a memória viva.

A fundação da Fundação Margot Friedländer em 2023 ilustra seu compromisso de proteger os valores democráticos e promover o trabalho educacional nas escolas. O passado foi reconhecido em seu funeral; Ela falou da importância de lembrar e contar, não ódio. A comunidade judaica os descreve como uma pessoa cheia de humanidade, calor e compaixão.

Comemoração de hoje será um evento importante para homenagear a vida de Margot Friedländer e seus incansáveis ​​esforços contra o esquecimento. Como relatórios rbbb24, a celebração não oferecerá uma resenha da vida, mas também incentivará as gerações de futuras futuras. Freiten que o cometimento de frios Fundação Friedländer. O Berliner Zeitung também enfatiza o quanto é importante preservar e espalhar sua herança.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)