Disputa de Fu para acomodação de refugiados: Resistência no Dahlem

Disputa de Fu para acomodação de refugiados: Resistência no Dahlem

O estabelecimento planejado de uma vila de contêineres para 260 refugiados em um pousio em Berlim-Dahlem levou a protestos. Em particular na Universidade Livre (FU), há resistência ao projeto, já que a universidade pretendia realmente a área para a construção de um edifício para ensino e pesquisa. O presidente da FU, Günter Ziegler, reclamou que a administração universitária dos planos do Senado só havia aprendido com o jornal e não concordou com a medida.

Apesar da disposição do FU de apoiar o povo dos refugiados de acordo com suas possibilidades, é questionado o uso planejado da uniigeländ para acomodação de refugiados. A Universidade refere -se à necessidade urgente de suas próprias obras após 2023 e, em vez disso, propõe edifícios da Agência Federal para tarefas imobiliárias como possíveis alternativas.

O representante especial para questões de refugiados no Senado, Albrecht Broemme, enfatiza que a acomodação de refugiados na propriedade desperdiçadora é possível, desde que não seja usada em outros lugares. No entanto, a decisão sobre a construção da vila de contêineres ainda não foi tomada porque as preocupações com a conservação da natureza devem ser examinadas.

O Senado tomou a decisão de outras 16 aldeias de contêineres no final de março, uma vez que a necessidade de espaço para os refugiados em Berlim ainda é alta. Estes devem ser criados em várias terras de pousio, vagas de estacionamento e canteiros de obras, com a maioria dos locais na parte oriental da cidade planejada. Apesar da decisão, Berlim ainda está lutando com a falta de espaço para refugiados e planeja outras aldeias de contêineres em vários distritos da cidade.