Poder das mulheres no descarte de lixo: a caminho de mais mulheres em uma profissão dominada por homens
As mulheres conquistam a indústria dos trabalhadores de lixo - uma nova era na limpeza de Berlim City (BSR) Franziska Schmidt, trabalhadora de lixo na limpeza da cidade de Berlim (BSR), é especialista em lixo. Ela trabalha nessa indústria dominada por homens há cinco anos e estabeleceu a tarefa de gerenciar lixo em Berlim. Juntamente com 26 outras mulheres e centenas de homens, ela trabalha na vanguarda neste trabalho sujo e exigente. A porta -voz da BSR Susanne Jagenburg relata orgulhosamente que está muito satisfeita com as funcionárias e gostaria de contratar mais mulheres. Para conseguir mais mulheres para o trabalho do trabalhador de lixo ...

Poder das mulheres no descarte de lixo: a caminho de mais mulheres em uma profissão dominada por homens
Mulheres conquistam a indústria de trabalhadores de lixo - uma nova era na limpeza da cidade de Berlim (BSR)
Franziska Schmidt, um trabalhador de lixo na Limpeza da Cidade de Berlim (BSR), é especialista em lixo. Ela trabalha nessa indústria dominada por homens há cinco anos e estabeleceu a tarefa de gerenciar lixo em Berlim. Juntamente com 26 outras mulheres e centenas de homens, ela trabalha na vanguarda neste trabalho sujo e exigente. A porta -voz da BSR Susanne Jagenburg relata orgulhosamente que está muito satisfeita com as funcionárias e gostaria de contratar mais mulheres.
Para conquistar mais mulheres para a profissão de lixo, a BSR organiza regularmente os dias de teste em seu depósito em Schmargendorf. Em tal compromisso, Franziska Schmidt, juntamente com seus colegas, informa cerca de três dúzias de mulheres interessadas sobre o trabalho. É impressionante que essas mulheres sejam muito atraentes e entre 30 e 40 anos. Franziska Schmidt responde pacientemente a todas as perguntas e fornece informações sobre seu trabalho, nas quais você deve gerenciar cerca de 1,3 milhão de toneladas de desperdício doméstico por dia.
Uma das mulheres interessadas é Angelique Baumer. Ela já está acostumada a cheiros fedorentos porque envolve uma criança todos os dias. Atualmente, ela está trabalhando no supermercado, mas devido ao horário de trabalho não -familiar, está procurando um novo desafio profissional. Afinal, também fede em seu local de trabalho atual, mas não pode ser desanimado por ele. Franziska Schmidt e Angelique Baumer trocam seu conhecimento de resíduos fedorentos e larvas, enquanto Franziska Schmidt apresenta suas mãos bem cheias e comuns.
A decisão da BSR de contratar mulheres como trabalhadores de lixo caiu apenas cinco anos atrás. A porta -voz da empresa da empresa não pode dizer exatamente por que demorou tanto tempo, embora a competência para esse tipo de trabalho nas mulheres seja sem dúvida. Marcel Jäger, membro do Conselho de Pessoal da BSR, resume a pergunta de gênero: "Quem não pode-por que não?". Houve algumas dificuldades iniciais entre os funcionários novos e mais antigos, mas após uma reestruturação das equipes, as discrepâncias teriam diminuído rapidamente.
Franziska Schmidt estava lá desde o início, quando os 15 primeiros trabalhadores de lixo foram descontinuados em 2018. Um colega inicialmente tinha dúvidas se faria o trabalho. Mas agora ele está impressionado com o desempenho dela. Franziska Schmidt está feliz com esse reconhecimento aberto e enfatiza que é o emprego dos seus sonhos. Ela adora trabalhar ao ar fresco e fazer um trabalho fisicamente ativo. Ela também aprecia o tom camarado entre os colegas.
O trabalho começa de segunda a sexta -feira às 5h30 no depósito, do qual os caminhões de lixo começam. Juntamente com um motorista e outros dois funcionários, eles coletam o lixo nos recipientes. Para Franziska Schmidt, era inicialmente difícil se acostumar a esse início de trabalho, porque ela já havia trabalhado como segurança à noite. Mas ela percebeu que não podia continuar trabalhando nesse ritmo a vida toda. Quando descobriu a busca por trabalhadores de lixo no rádio, ficou imediatamente entusiasmada e se candidatou.
Se você quer se tornar um lixo, definitivamente precisa de força física. Embora você não veja Franziska Schmidt, é forte o suficiente para esse trabalho exigente. Marcel Jäger enfatiza que é um trabalho difícil. A camada dura sete a oito horas e inclui o para cima e para baixo de recipientes de 240 litros que pesam até 80 quilos, além de toneladas de 120 litros que pesam até 50 quilos. Todos os dias, os trabalhadores do lixo cobrem cerca de doze a quinze quilômetros, independentemente das condições climáticas.
Outro desafio é lidar com os cidadãos. Os trabalhadores do lixo geralmente ficam em frente a carros estacionados, pois esse geralmente é o único lugar possível. Mas isso leva cada vez mais a declarações e insultos impacientes por parte dos transeuntes -por. Alguns motoristas bloqueiam a calçada para abrir espaço para manobrar, o que é um grande risco para os pedestres. Marcel Jäger quer mais compreensão dos cidadãos.
Apesar de alguns desafios, os trabalhadores do lixo também apreciam muita apreciação. Crianças e cães, em particular, geralmente são felizes quando vêem o lixo e vêem os trabalhadores do lixo como heróis.
Se você passar no teste de recrutamento, que contém exercícios de condicionamento físico, como remo, trainer e imprensa abdominal, poderá começar o bruto com um salário de 3.150 euros. Também é permitido e comum dar aos funcionários da ponta da BSR de cinco euros.