Disputa de propriedade bloqueia 1.200 apartamentos na Michelangelostraße!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A disputa de propriedade em Pankow bloqueia 1.200 apartamentos planejados e uma escola. Questões complexas de restituição dificultam a densificação.

Eigentumsstreit in Pankow blockiert 1.200 geplante Wohnungen und eine Schule. Komplexe Restitutionsfragen behindern die Nachverdichtung.
A disputa de propriedade em Pankow bloqueia 1.200 apartamentos planejados e uma escola. Questões complexas de restituição dificultam a densificação.

Disputa de propriedade bloqueia 1.200 apartamentos na Michelangelostraße!

A densificação da Michelangelostraße em Prenzlauer Berg enfrenta problemas que colocam em risco a criação de 1.200 apartamentos e uma escola comunitária. Questões abertas de restituição e relações de propriedade pouco claras são as principais razões para o bloqueio deste importante projecto de construção. Como developmentcity.de relatado, as negociações entre o distrito de Pankow e a comunidade judaica não fizeram progressos significativos. A disputa legal sobre os direitos de propriedade, em particular os pedidos de repatriamento da era nacional-socialista, atrasou mais uma vez o projecto.

A comunidade judaica não exige apenas uma compensação, mas também o reconhecimento da injustiça sofrida. As discussões com a administração do Senado para chegar a uma solução amigável ainda não conduziram a quaisquer resultados tangíveis. Atualmente está sendo discutido se as áreas devem ser transferidas de volta ou se devem ser feitos pagamentos de compensação. O objectivo original de clarificar as questões de propriedade até 2025 é agora considerado irrealista. Além disso, vários processos de restituição estão em curso em tribunal, dificultando a resolução do conflito.

Impacto na situação da escola e do espaço de convivência

Pankow está sob pressão à medida que aumenta a necessidade de espaço para morar e de vagas escolares. Assim, o distrito elaborou um plano de desenvolvimento para a construção de uma escola comunitária; no entanto, o início permanece incerto. Os planos da cidade falam de um concurso de ideias de planejamento urbano a partir de 2014, que previa o desenvolvimento até 2035. O cronograma está significativamente desatualizado.

Os moradores já expressaram reservas quanto à densificação porque temem a perda de espaços verdes. Além disso, o gabinete distrital exige que as investigações sobre o trânsito, o ambiente e as infra-estruturas sociais sejam continuadas. Um pedido do prescrito Dr. Michail Nelken do Partido de Esquerda visa reiniciar o processo de planejamento do novo empreendimento e envolver ativamente os residentes no planejamento. Os resultados do conceito de desenvolvimento urbano integrado (ISEK) pretendem constituir a base deste novo processo.

Planos para densificação cuidadosa

O adensamento previsto prevê a criação de 700 a um máximo de 1.000 novas unidades residenciais. O objetivo é preservar os espaços verdes e uma distribuição equilibrada de 1,52 m² por habitante. O desenvolvimento urbano, a ecologia urbana e os aspectos climáticos urbanos também desempenham um papel importante nas considerações. Uma avaliação ambiental precoce deve ser incorporada no processo de planeamento para garantir a qualidade de vida dos residentes.

Os novos apartamentos deverão basear-se nos padrões e níveis de aluguer do Mühlenkiez. É também necessário um conceito de estacionamento adaptado às condições reais para responder às necessidades dos residentes. Isto é acompanhado por críticas de que a actual área de planeamento é considerada demasiado pequena para ter adequadamente em conta as dependências entre as diferentes áreas residenciais.

Os esforços para densificar cuidadosamente a Michelangelostraße são, portanto, mais do que necessários para responder aos desafios da procura crescente. No entanto, o caminho para o acordo continua difícil e incerto, enquanto a esperança de progresso permanece.