Berlim concentra-se na segurança: o primeiro plano de trânsito para pedestres chegou!
Berlim aprovou o primeiro plano de trânsito de pedestres em 9 de setembro de 2025 para aumentar a segurança e o conforto dos pedestres.

Berlim concentra-se na segurança: o primeiro plano de trânsito para pedestres chegou!
Em 22 de novembro de 2025, Berlim deu um passo importante na estratégia de mobilidade da cidade com a primeira versão do plano de trânsito de pedestres. O plano, apresentado por Ute Bonde, Senadora da Mobilidade, Transportes, Protecção Climática e Ambiente, visa oferecer aos peões mais segurança e conforto e melhorar a qualidade da estadia nos espaços públicos. O que é particularmente digno de nota é que o projeto foi concluído em 2024, após uma fase de participação intensiva, e o meio de transporte mais comum em Berlim, a caminhada, está agora finalmente a ser planeado de forma sistemática, explicaram os especialistas de entwicklungsstadt.de.
Uma preocupação central do projeto é aumentar a segurança dos pedestres. Devem ser desenvolvidas normas vinculativas para calçadas, travessias e monitorização do tráfego. Os distritos receberão apoio para desenvolver uma rede prioritária para o tráfego pedonal. Tudo isso acontece no contexto da “Visão Zero”, uma abordagem que visa reduzir a zero o número de acidentes de trânsito envolvendo pedestres.
Projetos e desafios modelo
O relatório sobre o plano de trânsito de pedestres foi aprovado na reunião do Senado de Berlim em 9 de setembro de 2025. Foram selecionados doze projetos modelo, um por distrito. Estes projectos encontram-se em diferentes fases de progresso: embora alguns já tenham sido implementados, outros ainda estão em fase de planeamento. Tarefas como a apresentação do estado de implementação, a análise de atrasos e o desenvolvimento de custos e co-financiamento desejado através de financiamento são o foco, como relata berlin.de.
Contudo, a implementação dos projectos está atrasada em alguns casos devido à situação orçamental e às restrições de capacidade dos distritos. Estes desafios representam tarefas importantes tanto para os planeadores como para os responsáveis, uma vez que o tráfego pedonal é muito importante em Berlim, especialmente para mulheres, crianças e idosos. De acordo com mobilitaetsforum.bund.de, mais de 80% dos alemães com 14 anos ou mais gostam de viajar a pé, sendo que uma em cada três viagens é feita a pé.
Objetivos e medidas estratégicas
O plano de tráfego pedonal não é apenas uma resposta às exigências actuais, mas também parte da estratégia abrangente de mobilidade de Berlim. Além da segurança, medidas como calçadas mais largas, eliminação de riscos de tropeços e melhoria das opções de travessia nas estradas principais também estão na agenda. O plano promove calçadas sem barreiras para facilitar o acesso de idosos, famílias com carrinhos de bebê e pessoas com limitações de mobilidade. Para este efeito, os urbanistas identificaram uma rede de caminhos de cerca de 7.000 quilómetros e troços importantes para o tráfego pedonal através de um processo apoiado em GIS.
Além disso, aspectos de planejamento urbano também são levados em consideração para valorizar a paisagem urbana e criar novas áreas de lazer. O design ecológico através de mais árvores nas cidades e locais com sombra também deverá contribuir para a adaptação climática. Os resultados das numerosas fases de participação mostram um forte interesse num melhor planeamento do tráfego pedonal, que é apoiado pelo próximo congresso de trânsito pedonal e muitas outras iniciativas. Estas medidas são de importância fundamental para a futura política de transportes de Berlim.