Queda de uma árvore: não restava muito essa parada de ônibus após uma tempestade violenta em Berlim-Charlottenburg
Tempestades graves com fortes chuvas e rajadas de vento causaram uma sensação em Berlim na segunda -feira à noite. Muitos berlinenses se perguntam se o clima está se tornando cada vez mais extremo ou se é fenômenos climáticos normais. O B.Z. tem o meteorologista Dr. Bodo Wichura do Serviço de Meteorologia Alemã. Segundo o Dr. Wichura, são as tempestades dos fenômenos climáticos naturais que não têm nada a ver com mudanças climáticas. Na segunda-feira, apenas uma frente fria se mudou para Berlim-Brandenburg, que surge quando diferentes massas de ar se encontram com diferenças significativas de temperatura. Além disso, existem tesouras de vento, ou seja, diferentes velocidades do vento em diferentes alturas que permitem essas tempestades. As chuvas foram extremas ...

Queda de uma árvore: não restava muito essa parada de ônibus após uma tempestade violenta em Berlim-Charlottenburg
Tempestades sérias com fortes chuvas e rajadas de vento causaram uma sensação na noite de segunda -feira em Berlim. Muitos berlinenses se perguntam se o clima está se tornando cada vez mais extremo ou se é fenômenos climáticos normais. O B.Z. tem o meteorologista Dr. Bodo Wichura do Serviço de Meteorologia Alemã.
De acordo com o Dr. Wichura, são as tempestades dos fenômenos climáticos naturais que não têm nada a ver com mudanças climáticas. Na segunda-feira, apenas uma frente fria se mudou para Berlim-Brandenburg, que surge quando diferentes massas de ar se encontram com diferenças significativas de temperatura. Além disso, existem tesouras de vento, ou seja, diferentes velocidades do vento em diferentes alturas que permitem essas tempestades.
As chuvas eram extremamente violentas, dentro de apenas dez minutos até 25 litros por metro quadrado de precipitação. As velocidades do vento também atingiram mais de 90 km/h. Tais eventos ocorrem em média duas vezes por ano. Eles são menos comuns nos meses de verão e ocorrem a cada três a dez anos.
Ao contrário da suposição de muitos, o número dessas tempestades não aumentou nos últimos anos. Pelo contrário, houve menos do que antes nos últimos anos. A tempestade na segunda -feira foi muito forte, mas esses eventos desse tamanho aparecem a cada cinco anos, enfatizam o Dr. Wichura.Os Berliners podem, portanto, ter certeza de que as tempestades atuais não são um sinal de uma frequência crescente de eventos climáticos extremos. Estes são fenômenos climáticos naturais que ocorrem em determinados intervalos. O tempo se acalma novamente nos próximos dias e os Berliners podem esperar dias agradáveis de verão.
Tópicos: clima de Berlim, tempestade, clima, tempestade