Serviço público no limite: o DBB exige um aumento salarial de 8% para os funcionários
Serviço público no limite: o DBB exige um aumento salarial de 8% para os funcionários
O relógio corre para o serviço público! A situação é deliciosa: o chefe da DBB, Ulrich Silberbach, alerta uma alarmante falta de pessoal e negociações tarifárias profetizadas com o governo federal e os municípios. O catálogo de demandas é chocante: um enorme salário 8 % mais, mas pelo menos 350 euros por mês! Essas demandas não são retiradas do ar, mas a reação premente a uma escassez de pessoal que se torna um problema cada vez maior no serviço público.
"Já estamos perdendo 570.000 funcionários!" Silberbach excluiu em 9 de outubro de 2024 na data da apresentação das reivindicações do sindicato. A mudança demográfica atinge o setor com força e, nos próximos dez anos, um terço dos funcionários está enfrentando aposentados. "Temos que agir agora! Se não garantirmos salários competitivos e melhores condições de trabalho, estamos em competição com o setor privado", continuou Silberbach. Uma tempestade dura está se formando - e os cidadãos já estão diretamente afetados!
A realidade brutal da falta de pessoal
Os cidadãos sentem claramente o defeito e perdem a confiança na funcionalidade do estado. "Isso é perigoso para a democracia! Temos que reverter essa tendência agora", diz Silberbach com urgência. Ele lista as medidas necessárias: aumenta a renda perceptível, condições de trabalho mais atraentes e - muito centralmente - três dias adicionais e horas de trabalho flexíveis! Volker Geyer, membro do conselho da política de negociação coletiva do DBB, enfatiza que as contas do tempo de trabalho devem ser projetadas de maneira flexível e de acordo com as necessidades do trabalho: "Isso pode incluir a introdução de uma semana de trabalho reduzida, mais dias de férias ou sabáticos!"
É necessária uma solução rápida! O DBB enfatiza a necessidade urgente de transferir os resultados da tarifa para a área de funcionários públicos ao mesmo tempo. "Isso não é apenas factual, mas também eticamente obrigatório! Somente dessa maneira essa rodada de renda se torna um sucesso", explica Silberbach e ilustra a urgência desses tópicos.
Os efeitos distantes
Você sabia que mais de 2,6 milhões de funcionários são diretamente ou indiretamente afetados pelo acordo coletivo do Serviço Público (TVöd)? Cerca de 1,7 milhão de funcionários e estagiários, incluindo mais de 156.000 do governo federal e mais de 1,5 milhão dos municípios! Além disso, existem quase 370.000 funcionários federais e quase 600.000 beneficiários de suprimentos que dependem dos ajustes.
Tudo isso terá um impacto decisivo nas negociações que começarem em 24 de janeiro de 2025 em Potsdam. Uma urgência que os funcionários e os cidadãos precisam urgentemente de enfrentar! Você pode encontrar mais detalhes no site do DBB: www.dbb.de/ Rodada de renda.
Kommentare (0)