Cúpula climática em Berlim: 1,3 trilhão para proteção climática até 2035!
Cúpula climática em Berlim: 1,3 trilhão para proteção climática até 2035!
Berlin, Deutschland - Na terça -feira, 25 de março de 2025, André Corrêa do Lago, presidente designado da próxima conferência climática mundial no Brasil, abriu o diálogo climático de Petersberg em Berlim. Em seu discurso, ele enfatizou a necessidade de cooperação internacional, solidariedade e energia na luta contra o aquecimento da terra. O diálogo ocorre no Ministério das Relações Exteriores federais até quarta -feira e prepara a conferência climática mundial no outono, na qual um tópico central será a aquisição de US $ 1,3 trilhão de financiamento climático até 2035. Essa quantia já foi prometida na última conferência climática mundial em Baku.
Corrêa do Lago enfatizou particularmente o papel dos investimentos particulares na proteção e adaptação climática às mudanças climáticas. Ele deixou claro que é importante fortalecer a parceria entre governos, empresas e instituições multilaterais. A maioria do dinheiro privado de proteção climática atualmente flui para países industrializados. Parte dos US $ 1,3 trilhão exigidos pode ser financiada por impostos para o ar, o transporte e os impostos sobre combustíveis fósseis, mesmo que Corrêa do Lago não tivesse entrado em combustíveis fósseis diretamente em seu discurso.
Desafios e objetivos
Esta data de discussão ocorre em conexão com o primeiro ano civil acima do limite de 1,5 grau e a emergência dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Jennifer Morgan, um dos principais diplomatas climáticos da Alemanha, descreveu a situação como desafiadora, mas enfatizou que o acordo parisiense permanece forte. Luisa Neubauer, ativista climática, relatou um humor "defensivo" em comparação com a saída e a defesa do objetivo de 1,5 graus.
Outro tópico em Berlim é o alvo climático da União Europeia. O comissário da UE Wopke Hoekstra anunciou que a meta climática da UE não será mais decidida em março em 2040. A Comissão da UE está atualmente negociando com os Estados -Membros sobre esse objetivo, com Ursula von der Leyen que a UE emite 90 % menos CO2 por 2040 do que em 1990. Nesse contexto, o Centrum Centrum Menapfabrik para a política européia sugere uma redução entre 78 e 88 %, enquanto o Conselho Consultivo de Ciência Climática da Comissão da UE recomenda uma redução de 90 a 95 %.
O acordo de Paris em foco
A "Convenção de Paris", que foi decidida em 12 de dezembro de 2015 na Conferência Mundial do Clima em Paris, forma a base para as discussões atuais. 195 países se comprometeram a conter as mudanças climáticas e redesenhar a estrutura econômica global do clima -amigável. Os três principais objetivos do acordo são a limitação do aumento da temperatura média global, a redução das emissões e a adaptação às mudanças climáticas e a direção dos fundos de acordo com as metas de proteção climática. O objetivo é restringir o aumento da temperatura a um máximo de 1,5 graus Celsius acima do nível pré -industrial, e não há mais gases que causam clima podem ser expulsos em meados do século do que com os sumidouros de carbono.
Para ter sucesso, é necessária uma descarbonização rápida e consistente da economia global, bem como uma deflexão de bilhões de dólares dos fluxos financeiros globais, em investimentos sustentáveis. Em particular, os países em desenvolvimento devem ser apoiados financeiramente e pela transferência de conhecimento e tecnologia. Em contraste com o protocolo de Kyoto, o acordo climático de Paris liga todos os países na Terra e requer o desenvolvimento de uma contribuição climática nacional (NDC), cujo progresso deve ser relatado regularmente. O acordo entrou em vigor em novembro de 2016 após um rápido processo de ratificação e, no final de 2018, um conjunto abrangente de regras foi aprovado para implementação. A UE decidiu em 2019 o acordo verde europeu para fazer cumprir esses objetivos climáticos.
No geral, a comunidade internacional enfrenta desafios significativos, mas a vontade de cooperação e ação é claramente evidente na estrutura do diálogo climático de Petersberg.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)