Marzahn-Hellersdorf: Exposição emocionante sobre nomes de ruas e história!
Exposição especial em Berlim sobre nomes de ruas: inauguração em 12 de setembro de 2025, temas: história e renomeação.

Marzahn-Hellersdorf: Exposição emocionante sobre nomes de ruas e história!
A exposição especial "Renomear?! Marzahn-Hellersdorf - História na rua aberta" está em exibição no Museu Distrital de Marzahn-Hellersdorf desde 12 de setembro de 2025. Esta exposição aborda o surgimento e a mudança dos nomes das ruas em Berlim e no distrito e ilumina o contexto histórico, político e social dos nomes das ruas ao longo de um período de mais de 100 anos. O curador Dr. David Johst compilou uma coleção impressionante de mapas históricos, fotografias, placas de rua e documentos para ilustrar a evolução dos nomes das ruas. A exposição fica patente até 19 de dezembro de 2025 e está aberta durante a semana, das 10h00 às 18h00. O saxofonista Roland Linares fez o acompanhamento musical da abertura.
É dada especial atenção à nomenclatura com influência histórica, que remonta à época da ditadura nazista e da RDA, bem como aos debates atuais sobre nomes de ruas controversos. Nos últimos seis anos, pelo menos 16 ruas e praças de Berlim foram renomeadas devido ao envolvimento colonial, racista ou anti-semita. Os distritos com mais mudanças são Mitte, Neukölln e Charlottenburg-Wilmersdorf. As renomeações mais conhecidas incluem Wissmannstraße, que foi renomeada como Lucy-Lameck-Straße em 2021, e Petersallee, que é conhecida como Anna-Mungunda-Allee e Maji-Maji-Allee desde 2019.
Desenvolvimentos e debates atuais
A renomeação de ruas é um tema quente em muitos lugares, que está mais uma vez entrando em foco, principalmente por causa do movimento Black Lives Matter. Os críticos da manutenção de nomes controversos argumentam que estes reflectem o passado colonial da Alemanha. O termo “Mouro”, que descreve Mohrenstrasse, é considerado um termo racista e faz parte deste debate. Os moradores estão de fato exigindo que ele seja renomeado. O BVG também planeja renomear a estação de metrô Mohrenstraße até o final do ano.
No entanto, a mudança de nome de Mohrenstrasse não é a única discussão sobre nomes de ruas. A mudança de nome de Maerckerweg, em homenagem a um major-general que esteve envolvido no genocídio dos Herero e Nama, está actualmente a ser discutida publicamente. Há esforços no conselho distrital para adaptar a rua às novas circunstâncias históricas.
Impacto social e contexto político
A mudança de nome que ocorreu em Berlim tem frequentemente consequências sociais de longo alcance. Por exemplo, os residentes têm de cuidar das mudanças de endereço nos seus bilhetes de identidade e documentos de registo de veículos, o que está associado a esforço e, por vezes, a custos. No entanto, em muitos casos, estas renomeações só são permitidas em casos excepcionais, por exemplo, no caso de homónimos com um contexto histórico negativo.
A maioria política tem uma influência decisiva na aceitação destas medidas, que permanecem controversas. As discussões sobre a nomenclatura das ruas não são apenas questões locais, mas também levantam questões sobre a cultura da memória e como lidar com o passado colonial e nacional-socialista.
A exposição especial no Museu Distrital de Marzahn-Hellersdorf é, portanto, não apenas uma oportunidade para refletir sobre a própria história, mas também uma contribuição para a continuação deste importante debate público sobre a renomeação de ruas, que está longe de terminar.