Marzahn comemora: Renomeação da Springpfuhlstrasse como monumento aos cosmonautas!
Descubra a história de Marzahn-Hellersdorf: desde a mudança de nome de Springpfuhlstraße até as condições de vida nos anos 70.

Marzahn comemora: Renomeação da Springpfuhlstrasse como monumento aos cosmonautas!
Em 22 de setembro de 1978, a Springpfuhlstrasse em Marzahn foi renomeada como Allee der Kosmonauten, um importante evento que foi acompanhado pela presença dos cosmonautas Sigmund Jähn e Waleri Bykowski. Naquele dia, o canteiro de obras em Marzahn ficou parado, o que sublinhou a importância da mudança de nome. A mudança de nome simboliza o desenvolvimento da região nas décadas de 70 e 80, quando blocos de apartamentos foram rapidamente construídos nos novos bairros nos arredores de Berlim Oriental. Esses novos edifícios eram muito desejáveis para muitos berlinenses porque ofereciam comodidades modernas, como água quente vinda da parede e espaço suficiente para móveis.
Os arredores desses edifícios residenciais também foram projetados de forma atraente. Nas proximidades havia restaurantes-clubes e lojas de departamentos, o que enriquecia a vida social. Os eventos populares incluíram o festival folclórico “Marzahner Frühling”, noites de discoteca no “Corpo dos Bombeiros” e exposições de cães de raça pura em Biesdorf. A televisão ocidental dedicou-se à vida em Marzahn e contribuiu para a popularidade do distrito.
A vida em Marzahn
Nos bairros vizinhos de Biesdorf, Mahlsdorf e Kaulsdorf, a vida era de aldeia, o que oferecia aos residentes uma qualidade de vida especial. Personalidades populares como o pop star Frank Schöbel e a família de músicos Bause também tornaram a região famosa. Um bom lugar para as compras do dia a dia era a loja da família Staaks, onde estavam disponíveis produtos especiais como bolinhos de amendoim e grãos de conhaque.
A documentação fotográfica e o programa “Berlim como era” trata da vida cotidiana nos novos bairros de Berlim Oriental e oferece uma visão profunda desta história agitada. Neste programa, inúmeras personalidades berlinenses têm uma palavra a dizer, incluindo Wolfgang Ziegler, Micaela Schäfer, Juliane Duda, Marianne Serowski, Wiebke Hollersen, Martina Tschauder, Peter Wilke, Ute Kampschulte e Karl-Heinz Gärtner, que partilham as suas memórias da época e reflectem sobre aspectos positivos e desafiadores da vida em Marzahn.
Esta retrospectiva da história de Marzahn mostra quão profundamente enraizada ainda está a vida da antiga aldeia na região e como ela mudou ao longo dos anos. Para muitos berlinenses, Marzahn continua a ser um lugar cheio de histórias e memórias do passado.