Grande incêndio em Berlin Grunewald: um ano após o desastre de Sprengplatz - o que foi feito desde então?
Grande incêndio em Berlin Grunewald: um ano após o desastre de Sprengplatz - o que foi feito desde então?
Marca no Grunewald: Um ano depois - o que mudou?
Grandes nuvens de Rauch acima do Grunewald, as fotos do grande fogo na beira de Berlim percorreram o mundo. Os moradores foram convidados a não entrar nos caminhos ao redor da floresta. Foi há um ano que os Sprengplatz no Grunewald queimaram e a cidade de Berlim estava ocupada. Cada minuto foi relatado em 4 de agosto de 2022 e nos dias após o risco de uma explosão e os possíveis efeitos para os moradores e o meio ambiente.
Foram solicitados aeronaves da Saxônia, mas as mercadorias já estão em uso em outros incêndios. Até drones e tanques de evacuação foram ativados. Estava aberto por vários dias se o incêndio poderia ser excluído e se a munição armazenada lá poderia explodir. De acordo com a brigada de bombeiros, esse compromisso foi o mais difícil e mais longo desde a Segunda Guerra Mundial: um total de 716 bombeiros estavam em uso na floresta por 27 dias. No momento em que o incêndio eclodiu em 2022, munição e explosivos foram armazenados lá.
Naquela época, o trabalho da brigada de bombeiros, a polícia e o mestre explosivo ainda saíram de ânimo leve, mesmo que 15.000 hectares no Grunewald estivessem gravemente danificados. Uma área restrita de 1000 metros foi puxada pela área. O que exatamente causou a explosão original ainda não foi esclarecido. No entanto, quase todos os incêndios florestais são causados por seres humanos, seja por uma supervisão - como uma bunda de cigarro em forma de galinha - em alguns casos, mas também deliberadamente. Por exemplo, os incêndios em Rhodes também assumem uma causa humana há algumas semanas.
No entanto, o incêndio criminoso pode ser excluído no caso do Grunewald, a polícia decidiu no momento um mês após o incidente. No entanto, este ano foi pesquisado devido ao esclarecimento exato da causa, para fins de prevenção.A polícia aprendeu com o incidente, diz Susanne Bauer, chefe da tecnologia forense da LKA Berlin. Naquela época, ela era uma pele no caso Grunewald e, na verdade, imaginava o fogo de maneira diferente. Tantas pessoas sentiram, porque com tanto dano você pensa em chamas altas e árvores ardentes. Naquela época, era um incêndio tão chamado, ou seja, eram principalmente arbustos e grama.
Além disso, o valor das substâncias explosivas armazenadas lá foi significativamente reduzido de acordo com a administração do Senado. No momento, eram 4,4 toneladas, afirmou na quarta -feira. "Foi usada a reconstrução do Grunewald Sprengplatz", diz a presidente da polícia Barbara Slovik, "para implementar os padrões atuais".
O Sprengplatz ainda está isolado e nem é acessível a Berlim Forester. A floresta também está contaminada com Ordnance de qualquer maneira e não foi liberada desde o final da guerra. Durante o incêndio no ano passado, um contêiner explodiu e, portanto, 4.000 pequenas granadas foram distribuídas na floresta. Segundo o fazendeiro, eles não estão apenas cheios de explosivos, mas também com fósforo branco, o que pode desencadear um novo incêndio florestal.
No Sprengplatz em Grunewald, a munição da Segunda Guerra Mundial é atenuada desde 1950, que ainda é encontrada em Berlim ou nos arredores. Existem mais de 7.000 crimes com material explosivo em Berlim por ano, incluindo fogos de artifício ilegais. A maioria detona lá.
Quando o Grunewald foi escolhido como um lugar, Berlim ainda era compartilhada, o Sprengplatz estava nos arredores, não muito longe da parede. Mas com a reunificação, o quadrado não estava mais no limite, mas no meio dela entre Potsdam e Berlim. Desde a explosão da Grunewald, o debate surgiu se Sprengplatz não deve ser fechado e os bombardeios podem ser transferidos para as áreas desabitadas de Brandenburgo.
O senador do interior Iris Spanger (SPD) finalmente falou contra: "A Sprengplatz do Grunewald permanecerá". Ela também ficou com uma conferência de imprensa atual. Ele é o único Sprengplatz em Berlim para o descarte de achados antigos e também importante para garantir evidências. No entanto, a segurança do site deve ser trabalhada.
Susanne Bauer, do LKA, está confiante: "Nunca mais há um incêndio". Os incêndios nunca podem ser completamente evitados, mas chuveiros de emergência maciços foram realizados durante o inverno, para que quase não haja munição. Somente no Grunewald há áreas residenciais suficientes para garantir isso, diz Susanne Bauer. A terceirização para Brandenburgo não é viável, é "incrivelmente perigosa", porque você teria que transportar a munição por áreas densamente habitadas.
Então, não há mais explosões não controladas no Grunewald? Isso é esperança. Mas que tal incêndios? "A causa do incêndio é sempre humana - seja negligente ou intencional", diz Sara Lühmann, do Departamento de Transportes do Senado. Em Berlim, houve uma iniciativa desde 2012 para reflorestar da floresta de agulha na floresta mista. Cerca de 4 milhões de árvores jovens devem ser plantadas todos os anos. A floresta mista, principalmente olmos, carvalhos e faias, expande cerca de 100 hectares por ano e também o uso de fogo. Por um lado, as folhas verdes não queimam tão facilmente quanto as agulhas, por outro lado, as folhas se tornam húmus mais rapidamente, o que também não é tão fácil quanto as camadas de necessidade de centímetro.
No entanto, existem riscos, portanto o risco de incêndio florestal em Berlim aumenta devido à seca contínua no decorrer da crise climática. Para detecção precoce, um sensor também deve ser instalado e seis novos hidrantes para extinguir a água devem ser instalados.
Incrível como um sistema de alerta precoce, diz Sara Lühmann, mas são particularmente visitantes da floresta de Berlim. Se você fizer caminhadas com cuidado, poderá ver Rauch e Flames mais cedo, especialmente em locais pouco monitorados. Com cerca de 300 milhões de visitantes da floresta por ano, elogia o número comparativamente pequeno de má conduta, mas também enfatiza que a maioria dos danos causados pela desconsideração da obrigação da trela para os cães e a proibição de fumar. Então, se você realmente quer ajudar o Grunewald, faça caminhadas, com olhos abertos e, se possível, sem deixar traços. (com DPA)
Kommentare (0)