Proibição inclinada do Tribunal: restos compactos no pulso da liberdade da imprensa!

Proibição inclinada do Tribunal: restos compactos no pulso da liberdade da imprensa!

Em 10 de junho de 2025, o Tribunal Administrativo Federal suspendeu temporariamente a proibição da revista extremista da direita "Compact". No procedimento urgente, o tribunal aceitou uma ação judicial e uma aplicação urgente da equipe editorial que foi levantada contra a proibição do ministro federal do interior Nancy Faeser. Isso impôs a proibição em 16 de julho de 2024 com base na Lei da Associação, uma vez que descreveu "compacto" como um porta -voz central da cena extremista de ar direita. No entanto, os juízes expressaram dúvidas sobre a proporcionalidade da proibição e enfatizaram a importância da liberdade da imprensa, o que levou à vitória atual da revista.

O tribunal decidiu que "compacto" pode continuar a comparecer por enquanto, enquanto os principais procedimentos ainda estão pendentes. Como precaução, mais dois dias de negociações foram agendados, que ocorrerão na quarta e quinta -feira. Ainda não está claro se os juízes reagirão à audiência com um julgamento ou estabelecerão outra data. O editor -en -Chief Jürgen Elsässer mostrou -se otimista e anunciou que rapidamente retomou o trabalho da revista.

Reações à proibição

A decisão do Tribunal também encontrou eco político. O AFD recebeu a suspensão da proibição e a entendeu como um sinal de apoio à liberdade da imprensa. Por outro lado, o Ministério Federal do Interior permanece em sua opinião legal e planeja explicá -lo melhor no processo principal. A Associação de Jornalistas Alemã (DJV) elogiou a decisão do Tribunal como um claro compromisso com a liberdade de imprensa e sublinhou os desafios causados ​​pela proibição original.

No decorrer da proibição, as pesquisas foram realizadas em vários estados federais em que as evidências foram confiscadas. Esses itens confiscados devem ser publicados dentro de uma semana, mas podem continuar sendo avaliados. O Tribunal suspendeu temporariamente a proibição em 14 de agosto de 2024 no procedimento urgente, uma vez que inúmeras indicações por violação da dignidade humana foram encontradas nas publicações.

A situação atual em torno do "compacto" mostra claramente as tensões entre a preservação da liberdade de imprensa e a luta contra os extremistas de direita na Alemanha. Os próximos dias de julgamento serão cruciais para a avaliação legal da situação e os efeitos potenciais na disseminação da informação.

For further information on the situation about the magazine "Compact" we refer to the reporting of rbb24 and 1und1 .

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)