Memorial anda na semana de sangue de Köpenick: memória e troca!

Memorial anda na semana de sangue de Köpenick: memória e troca!

Em 19 de junho de 2025, a trágica "Köpenicker Blood Week" marca o 92º aniversário. Uma caminhada comemorativa é organizada nesta data histórica para lembrar os eventos brutais em junho de 1933 e refletir sobre suas conseqüências durante a ditadura nazista. O evento é organizado pelo centro de jovens móveis Langer See, e as caminhadas comemorativas ocorrerão nos dias 24 de junho e 25 de junho de 2025. O objetivo é comemorar as vítimas dos atos de violência na época e lidar com as perspectivas de autores, testemunhas e resistência. O conselheiro da juventude André Grammelsdorff enfatiza a importância deste exame do passado para a geração jovem.

A "semana de sangue de Köpenicker" foi um momento de horror quando os departamentos de tempestades (SA) brutalmente contra oponentes políticos, incluindo comunistas, social -democratas e cidadãos judeus, sob a proteção do Tribunal Distrital de Köpenick. Apoiado por SS e Gestapo, as figuras da oposição foram capturadas, humilhadas e abusadas de 21 a 26 de junho de 1933; Muitos deles perderam a vida durante esse período. O principal responsável por esses crimes só foi levado a tribunal após a Segunda Guerra Mundial. Um memorial foi construído em 1980 em uma das células da prisão em Berlim-Köpenick e expandiu ainda mais nos anos seguintes para comemorar a vítima e promover o trabalho de memória.

Programa de caminhadas comemorativas

Os passeios comemorativos convidam todos os interessados ​​em procurar traços e trocar idéias. As datas estão planejadas da seguinte forma:

  • Nomeação 1: Data: 24. Junho de 2025 Hora: 16:30 às 18:00 Localização: Estacione no Dahme/ Undine, Schlierseest. 17, 12527 Berlin Conteúdo: Visitando duas cenas de crime, incluindo um passeio de barco curto através do Dahme.
  • Data 2: Data: 25. junho de 2025 Hora: 16:30 às 19:00 Localização: Park An Der Großer Prampe, GoSener Damm 4, 12559 Berlin Conteúdo: a memória passe pelo bairro sobre tópicos como autores, testemunhas, vítimas e resistência com a transferência para o presente.

Os eventos são destinados a jovens de 14 anos ou mais, em que os participantes individuais são bem-vindos e os registros de grupo no endereço de e-mail langersee@reter-baum-berlin.de são solicitados.

Fortalecer a cultura da lembrança

A memória da "semana de sangue de Köpenicker" faz parte de um debate mais abrangente sobre o desenvolvimento de memoriais na Alemanha. A importância desses lugares aumentou desde a fundação do Departamento Memorial da Topografia do Terror há 25 anos. Hoje eles são responsáveis ​​por transmitir os valores da democracia, promoção da integração e prevenção anti -semitismo, especialmente no contexto dos crescentes desafios sociais e correntes populistas de perigo direito.

memoriais como os de Köpenick não são apenas reservados para os historiadores. Eles são locais de aprendizado e reflexão que dão respostas a perguntas do passado e devem incentivar a sociedade a lidar ativamente com sua própria história. O desenvolvimento futuro desses lugares de lembrança permanece crucial para a defesa de uma cultura de memória integrativa e apreciativa.

Details
OrtSchlierseestr. 17, 12527 Berlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)