A CDU exige tela de proteção de foguetes: Berlim está pronta para a cúpula de ferro?
A CDU exige tela de proteção de foguetes: Berlim está pronta para a cúpula de ferro?
Berlin, Deutschland - O grupo parlamentar da CDU, Berlim, colocou a proposta para a criação de um "escudo protetor via Berlim" em 5 de julho de 2025 em sua conferência fechada em Augsburg. Um sistema de defesa aérea baseado no modelo da "cúpula de ferro" israelense é desafiada. Esse conceito prevê que os mais recentes sistemas de defesa aérea estejam estacionados na área circundante de Berlim, especialmente as baterias Iris-T e Patriot. Dirk Stettner, líder do grupo da CDU na Câmara dos Deputados, disse em junho que era necessário um "Iron Dome" em Berlim.
A iniciativa é encontrada pelo chefe da CSU, Markus Söder, e pelo chanceler Merz, que apóiam a idéia de uma tela de proteção de foguetes para a Alemanha. Além da introdução de um sistema de defesa aérea, a decisão também pretende melhorar e modernizar os sistemas de alerta pública, como sirenes, aplicativos e anúncios digitais. Medidas para restaurar bunkers e abrigos, bem como o estabelecimento de um sistema de defesa de drones também são necessários.
Críticas das sugestões
As sugestões do grupo parlamentar da CDU também encontraram vozes críticas. Tobias Schulze, o líder da esquerda no Parlamento de Berlim, descreveu a idéia como inapropriada e como uma "mordaça de marketing". Ele enfatizou que a defesa aérea era uma questão do governo federal e que Berlim não tem manuseio sobre esse assunto. Além disso, Schulze defende uma abordagem alternativa a um "escudo de proteção ao calor" em vez de uma tela de proteção de foguetes.
O contexto do atual debate de defesa aérea na Alemanha é moldado pela European Sky Shield Initiative (Essi), lançada em agosto de 2022 por sugestão da Alemanha. Essa iniciativa visa fortalecer a defesa aérea européia comum, já que muitos estados identificaram lacunas com segurança em relação aos ataques aéreos. Isso foi particularmente reforçado pela guerra na Ucrânia, que mudou a percepção da ameaça na Europa.
Atualmente, o Essi pertence a 19 países europeus que trabalham juntos para obter sistemas de defesa aérea, para operar e esperar para criar sinergias e minimizar os custos. Esses sistemas incluem o IRIS-T SLM, que oferece até 40 quilômetros de alcance, e o sistema Patriot, que já está em uso com as forças armadas alemãs. Este último tem uma variedade de até 68 quilômetros e é capaz de afastar várias ameaças.
Um sistema de defesa aérea eficaz é formado por vários sistemas conectados que cobrem diferentes faixas. Os sistemas planejados também incluem o Arrow-3 desenvolvido por Israel e os EUA, que podem interceptar foguetes inimigos fora da atmosfera da Terra e sua operação para o alemão Bundeswehr é esperado no final de 2025.
Além disso, o ESSI visa promover a interoperabilidade entre as nações participantes e, assim, permitir uma abordagem de defesa européia integrada. No entanto, os desafios políticos, econômicos e militares devem ser reconhecidos e conseguem moldar efetivamente a arquitetura de segurança comum.Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)